Por:

Galpão da Comlurb expõe 'Alinhamentos'

O Galpão das Artes Urbanas Hélio Pellegrino da Comlurb, na Gávea, inaugura, nesta quinta-feira (13), a partir das 11h, a exposição "Alinhamentos: fios que conectam o consumo e o meio ambiente", com obras dos artistas plásticos Roberto Kleber e Rosane de Souza. A exposição convida o público a refletir sobre como o excesso de consumo e o descarte de roupas levam ao acúmulo de lixo, impactando negativamente o meio socioambiental. O tecido é o elemento central em vários trabalhos, mostrando a relação entre as fibras do tecido e as linhas que conectam o consumo, o descarte e o impacto ambiental.

Roberto traz painéis e esculturas estruturados em papelão, além de esculturas com galhos de árvore em que o elemento têxtil entra compondo a peça. O artista também mostra uma coleção de máscaras em papelão colhidos nas ruas, chamada Nirvana, em que reproduz rostos em estado de meditação. Já Rosane leva a delicadeza de um trabalho bordado em tecidos e sobre folhas secas colhidas em uma árvore centenária do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro. Uma temática onde árvores, flores coloridas e palavras se misturam.

"A relação com as linhas e suas cores me dá uma sensação de liberdade e de certa forma me conecta com a minha própria história, pois minha mãe era costureira e bordadeira", disse Rosane de Souza.