Por:

Jardim Maravilha é urbanizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, entregou, nesse sábado (22), a primeira fase das obras de urbanização do Bairro Maravilha, no Jardim Maravilha, na Zona Oeste da cidade. Com um investimento de R$ 50,9 milhões, a intervenção contemplou a implantação de infraestrutura de drenagem, redes de esgoto e abastecimento de água, além de pavimentação e calçadas com acessibilidade em 27 ruas do bairro, beneficiando milhares de moradores.

"As obras no Jardim Maravilha representam um grande avanço. Parte dos moradores já poderá dormir tranquila, e isso é motivo de celebração. O trabalho realizado trouxe melhorias significativas. Nossa prioridade foi garantir uma infraestrutura eficiente para um local historicamente afetado por enchentes. Para resolver definitivamente o problema, estamos adotando uma solução inovadora inspirada nos diques da Holanda, criando uma barreira que protege a região. Esse é um projeto pensado para transformar a qualidade de vida da população e preparar o bairro para um futuro mais seguro", disse o prefeito Eduardo Paes.

A obra representa um avanço significativo para a região, que historicamente enfrenta alagamentos. Foram construídos 5,3 km de galerias de drenagem, 10,6 km de rede de esgoto, 12,4 km de rede de água, 49,8 mil metros quadrados de pavimentação e 27,9 mil metros quadrados de passeio.

Uma área de lazer também foi construída, com parquinho para crianças, na Avenida Barão de Cocais. As intervenções transformaram uma área do bairro equivalente a mais de 320 mil metros quadrados, levando mais qualidade de vida aos moradores.

Obras no Jardim Maravilha terão segunda fase

A próxima fase das obras de infraestrutura do Jardim Maravilha terá solução sustentável para evitar alagamentos na região. As intervenções foram inspiradas em projetos holandeses para conter as cheias do Rio Cabuçu-Piraquê e viabilizar a infraestrutura necessária ao loteamento.