A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) iniciou, nesse sábado (29), a campanha de vacinação contra a Influenza para trabalhadores da Saúde na cidade. A atualização da dose de imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais vulneráveis.
A vacina da gripe é anual: quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Em 2024, mais de dois milhões de doses foram aplicadas na campanha de vacinação contra a gripe. Em 2025, até o momento, foram registrados nove óbitos em decorrência da doença e 64 casos de internação por influenza no município do Rio.
"Hoje, a prefeitura do Rio começa a vacinação contra a gripe para os profissionais de saúde. A partir do dia 1° de abril, o município começará a vacinar as crianças de seis meses a seis anos de idade, pessoas acima de 60 anos e gestantes. Vamos lá, pessoal, vamos nos vacinar! Essa vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria). É preciso se vacinar, porque o inverno está chegando e é importante se proteger contra a gripe", informa o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
No dia 7 de abril, a cidade dará início à vacinação contra a gripe para pessoas com comorbidades.