Por Marcello Sigwalt
O maior volume de chegada de voos internacionais nos últimos 48 anos. O título bem 'invejável', inclusive, em termos globais, foi conquistado, no primeiro bimestre deste ano (1B25), pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), que registrou a movimentação de 473 mil visitantes estrangeiros, segundo a RIOgaleão, gestora local, ao informar que, enquanto em janeiro, foram registrados 223.613 visitantes, no mês seguinte, estes somaram 249.713 turistas. Esse cálculo exclui desembarques ocorridos durante o Carnaval, em março.
Outro levantamento, realizado pela Polícia Federal (PF) e replicado pelo governo do Rio dá conta de que, desde o início de 2025 o Rio recebeu mais de 500 mil visitantes. Fora a estimativa federal, acompanhamento semelhante, promovido pela Prefeitura do Rio, utiliza o sistema de geolocalização de telefones celulares, o que permite aferir, de forma mais precisa, o ciclo de permanência dos turistas estrangeiros na Capital fluminense.
Para o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, "alcançar meio milhão de turistas internacionais, em apenas dois meses, é um marco histórico para o Rio de Janeiro e um reflexo direto do trabalho que estamos fazendo para consolidar o estado como destino global. O crescimento de 50% em relação ao ano passado demonstra que nossas ações de promoção estão dando resultado e que o mundo continua escolhendo o Rio".
Entre os fatores determinantes para a 'arrancada turística' carioca, Tutuca aponta a promoção internacional; desvalorização do real e o processo de revitalização do Aeroporto Internacional Tom Jobim, sem contar o trabalho de 'captar' de direcionar os voos de novas companhias aéreas para o Rio.
Para todo o ano, a estimativa da secretaria é de que a cidade movimente cerca de 1,8 milhão de turistas internacionais, o que corresponderia a um aumento de 20%, ante à marca de 1,5 milhão de visitantes externos, em 2024.