Por:

Segurança da Informação já!

Com o objetivo de introduzir os princípios de segurança e proteção de dados no ambiente digital para o Setor Público, a Escola do Legislativo Carioca promoveu, nesta terça-feira (1º), a palestra "Boas práticas e Medidas de Segurança da Informação: como proteger as informações e dados pessoais".

O evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto e contou com a presença de dois especialistas no assunto, o gerente de Informação da Câmara Rio, Felipe Wood, e o professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) Walter Capanema.

A primeira palestra abordou a importância de adotar uma cultura de segurança da informação nas instituições. Capanema frisou que falar de proteção de dados é um assunto multidisciplinar, que envolve diferentes áreas e precisa ser priorizado, em especial nos órgãos públicos, que muitas vezes estão suscetíveis a ataques: "Nossa vida tem ficado cada vez mais digital, algo que se tornou evidente após a pandemia da Covid-19. Com isso, começamos a perceber que as empresas e órgãos públicos também estão passando por esse processo e precisam ter estratégias melhores para a proteção".

Para o professor, é crucial que as instituições adotem uma cultura da segurança da informação e tenham uma equipe preparada para lidar com eventuais problemas. "Muitas vezes, você sequer sabe que sofreu um ataque", alertou.

Segundo Capanema, a quantidade de órgãos públicos afetados por incidentes digitais é grande, o que é facilitado visto que muitas vezes os sistemas não são atualizados ou devidamente protegidos.

O segundo palestrante do evento, Felipe Wood, complementou as informações passadas e priorizou conceitos introdutórios da segurança da informação, que devem ser aplicados no dia a dia de qualquer instituição. "A segurança da informação vai de encontro com a proteção de dados, mas também com a estabilidade do funcionamento técnico da organização", afirmou Wood.