Por Marcello Sigwalt
Ato que marca o início de uma nova etapa de construção do planejamento da cidade até 2028, foi realizada pela Prefeitura do Rio, no Palácio da Cidade, nesta quinta-feira (10), a primeira reunião com membros do Conselho da Cidade, visando elaborar o Plano Estratégico 2025-2028, instrumento considerado fundamental para a eficiência na gestão municipal, a ser lançado em julho próximo.
Para o prefeito Eduardo Paes, que conduziu o encontro, "este espaço nos conecta com a realidade e reforça nosso compromisso com um planejamento estratégico que atua como bússola, guiando nossas decisões com clareza de propósito. O que definimos juntos aqui se transforma em referência para toda a cidade. O Rio tem todas as condições para continuar avançando".
Com participação direta no planejamento municipal, caberá aos 395 conselheiros contribuir com sugestões, definição de metas e monitoramento das etapas e de sua execução. A exemplo do realizado no quadriênio anterior, estes farão visitas técnicas, para observação das obras, além de encontros com titulares de pastas, presidentes de órgãos e reuniões com o prefeito e o vice-prefeito.
Na avaliação do vice-prefeito Eduardo Cavaliere "os encontros do Conselho da Cidade mostram como os compromissos firmados aqui se transformam em ações concretas nos governos do prefeito Eduardo Paes. É inspirador iniciar mais um ciclo com cariocas de nascimento, de coração e de escolha, todos movidos por um compromisso real com o futuro do Rio. Este não é apenas um ponto de partida, mas a continuidade de um modelo de gestão eficaz, humano e orientado por planejamento e evidências".
Por determinação da Prefeitura, os conselheiros são divididos por grupos temáticos: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades, Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência.