Por Marcello Sigwalt
Com o objetivo de garantir maior agilidade na tramitação de processos, aumento da capacidade analítica das equipes e elevar a eficiência da gestão, a Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ), de forma pioneira no governo do Rio, vai passar a adotar a Inteligência Artificial (IA) para o aperfeiçoamento dos Processos Administrativos Eletrônicos (SEIs), a partir deste mês de abril.
A iniciativa do órgão terá como base o uso da ferramenta de IA, intitulada Solução ANIA, com vistas à integração do módulo ANIA.SEI, que entra em operação, nos próximos dias, uma vez concluídos os testes de integração com o sistema SEI. Sob a marca do gradualismo, o processo está sendo conduzido pelo órgão, em parceria com a Secretaria de Transformação Digital, por meio do Proderj, com vista a assegurar uma transição segura e bem estruturada.
De acordo com o governador Cláudio Castro, "essa iniciativa reforça o compromisso do nosso governo com a inovação, além de contribuir para a agilidade dos processos e com o aumento da produtividade dos servidores. Assim, garantimos mais resultados para o Estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, para a sociedade fluminense".
O controlador-geral do Estado, Demétrio Farah, acentua que a expectativa é de que haja mais celeridade nas análises, resultando em mais capacidade crítica dos servidores. "O uso da Inteligência Artificial irá aperfeiçoar as análises dos processos, no âmbito da CGE-RJ, e contribuirá para a tomada de decisões com mais celeridade e assertividade - enfatiza.
Para consolidar o pleno êxito da empreitada tecnológica, a CGE-RJ vai contar com a colaboração especial de uma das principais referências nacionais na aplicação prática da IA no setor público da atualidade, Wesley Vaz.
Vaz tem sido presença constante, à frente de processos similares, em unidades que fomentam a transformação digital no controle externo.