Por:

OES, a vez da 'Melhor Idade'

A Prefeitura do Rio lançou, nessa quarta-feira (16), no Palácio da Cidade, em Botafogo, os Objetivos do Envelhecimento Saudável (OES) — um conjunto com 12 diretrizes que norteará as políticas públicas voltadas à população idosa.

As medidas incluem a prevenção e o combate ao etarismo, a promoção da autonomia, a ampliação da acessibilidade aos serviços primários de saúde e o incentivo a cuidados de longa duração.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQVE), as ações fundamentais do programa estão alinhadas aos princípios da Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030), proposta da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes e o secretário da SEMESQVE, Felipe Michel, apresentaram também o mascote oficial desta iniciativa: "Seu Vitalino", personagem que pauta a vida por bons hábitos e a alegria de ser carioca.

"O simbolismo desse ato é mostrar que o envelhecimento saudável virou pauta de governo. A população está vivendo mais, e isso exige que todas as áreas da prefeitura estejam envolvidas. Não basta uma secretaria. Uma calçada acessível, uma clínica da família estruturada, o cuidado com o espaço urbano, tudo isso impacta diretamente a vida da pessoa idosa", declarou o prefeito.

Os 'Objetivos do Envelhecimento Saudável' definidos no decreto, ganham destaque: longevidade e qualidade de vida, direito à cidade, protagonismo e participação pública, intergeracionalidade, bem-estar social, combate ao etarismo, inclusão digital, oportunidades no mercado de trabalho, proteção ativa e garantia de direitos, educação de qualidade, segurança alimentar e condições adequadas de moradia.