Por Marcello Sigwalt
Devido ao feriadão - em decorrência da confluência da Semana Santa com os feriados de Tiradentes e de São Jorge - a Prefeitura do Rio preparou um esquema operacional para atendimento da população nesse período prolongado (18 a 23 de abril).
Nsa terça-feira (22), haverá ponto facultativo nas unidades municipais, mas essa determinação não vale para serviços essenciais, que não admitem paralisação, como saúde e segurança.
No caso dos parques da cidade, estes vão estar abertos com uma programação especial, começando na terça-feira (22), em que os brinquedos aquáticos de todos os parques vão estão estar fechados para manutenção.
Em contrapartida, as unidades 24 horas da rede municipal de saúde - UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III - funcionarão de forma ininterrupta nos feriados da Sexta-feira da Paixão (18), Tiradentes (21) e São Jorge (23) e no ponto facultativo da terça-feira (22).
Já o Super Centro Carioca de Vacinação funcionará normalmente em todo esse período (8h às 22h). O Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, localizado no Park Shopping Campo Grande, funcionará de acordo com o horário do centro comercial.
O Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, terá funcionamento normal nos dias 19 (sábado) e 22 (terça-feira) e não abrirá nos feriados - 18 (sexta-feira), 21 (segunda-feira) e 23 (quarta-feira).
As unidades de Atenção Primária - centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação - não abrirão nos feriados (18, 21 e 23) e no ponto facultativo do dia 22.
Operação da CET-RIo terá agentes, apoiadores e guardas Municipais, para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, executar os bloqueios e ordenar os cruzamentos.