Há um ano as mulheres da Rocinha ganharam a primeira maternidade da região, inteiramente dedicada à atenção materno-infantil e à saúde da mulher.
A Maternidade da Rocinha, da Prefeitura do Rio, já realizou 219 partos desde a sua inauguração, no dia 20 de abril de 2024. Cerca de 90% das mulheres são moradoras da comunidade encaminhadas por uma das quatro unidades de Atenção Primária que atendem o território. Com equipes de obstetras, enfermeiras obstétricas, pediatras, assistente social e nutricionistas, a maternidade hoje se consolida como referência de promoção à saúde da mulher.
"A Maternidade da Rocinha é de grande importância, quando analisada à luz dos indicadores epidemiológicos da região. Esta maternidade nasceu para garantir o parto seguro, o acesso a cuidados, a redução das desigualdades em saúde e promoção à saúde da mulher e dos seus filhos. As gestantes da Rocinha já eram referenciadas para a maternidade do Hospital Miguel Couto, mas o nascimento dessa nova unidade, no pé da comunidade, traz um grande impacto nos indicadores de saúde na Rocinha e também na vida destas mulheres", disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Com um espaço humanizado, seguro e acessível para as gestantes da comunidade, a maternidade transformou a realidade das mulheres da região.