Por:

Câmara debate estado de prédios históricos

O estado de grave deterioração de muitos prédios históricos na cidade, especialmente no Centro, e o risco que eles representam para a segurança de motoristas e pedestres têm preocupado os cariocas — e a Câmara Municipal do Rio, em particular.

Nesse contexto, a Casa, por meio da sua Comissão Permanente de Assuntos Urbanos, realizará audiência pública nessa quinta-feira (24), às 10h, para discutir a situação de imóveis abandonados no município.

O evento acontece no Plenário do Palácio Pedro Ernesto e terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Rio TV Câmara.

"A Prefeitura do Rio nos prometeu apresentar propostas para solucionar o problema dos imóveis abandonados durante a audiência pública. Esse foi o motivo pelo qual atendemos o pedido do prefeito Eduardo Paes para adiar o evento do dia 31 de março para o próximo dia 24 (quinta-feira) ", diz o vereador Pedro Duarte (Novo), presidente da comissão.

Desde 2021, o gabinete do parlamentar realiza levantamento sobre os imóveis abandonadoss. Do total, de 783 construções vistoriadas, 112 demolidas ou não encontradas, 107 desocupadas e 109 subutilizadas.

"Essa audiência será uma boa oportunidade para debatermos soluções para um problema de décadas sem solução", afirma Duarte.