Seop promove demolição de construções ilegais no Recreio

Secretaria mantém combate à estrutura do crime organizado

Por

Por Marcello Sigwalt

Em mais uma 'arremetida' frontal contra a estrutura do crime organizado, agente da Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizaram, nesta quarta-feira (2), a demolição de três construções irregulares na Rua Doutor Crespo, no Recreio dos Bandeirantes (Zona Oeste).

Para se tenha uma ideia da 'sofisticação' do crime, um dos imóveis demolidos possuía dois andares e três unidades residenciais, enquanto outro, de um pavimento, apresentava uma pequena estrutura anexa nos fundos do terreno. Uma terceira se destinaria ao uso comum do condomínio, localizada nos fundos da via interna e erguida às margens do Canal do Cortado.

Engenheiros da Prefeitura estimam um prejuízo de R$ 4,1 milhões aos responsáveis pelas obras.

Sem perder nada para uma edificação de classe média alta, todas as construções já se encontravam em fase de alvenaria, portanto, sem condições de habitabilidade, ainda. Todas as respectivas obras se situavam em área de loteamento clandestino, em área pública e na Faixa Marginal de Proteção do Canal do Cortado.

Toda a operação contou o apoio de agentes da Guarda Municipal, além de funcionários, Comlurb, Iguá, Light; Rio Luz e Subprefeitura da Barra.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale "esse é mais um loteamento clandestino no espaço público que a Prefeitura impede, através da Secretaria de Ordem Pública, com as demolições dessas construções ilegais, sem licença, sem autorização, às margens de um canal, colocando em risco o meio ambiente e prejudicando o ordenamento da cidade. Fazemos essa operação de demolição justamente para impedir a ocupação indevida dessa área e seguimos firmes nesse combate às construções ilegais, com esse trabalho de prevenção".

Durante a Operação Verão, iniciada em 7 de setembro de 2024, houve ações de ordenamento urbano e fiscalização com a atuação integrada da Seop e da Guarda Municipal nas praias, parques e áreas de entornos, nas zonas Sul e Oeste.