O processo inflamatório do seu corpo pode estar dificultando, ou até mesmo impedindo, o seu emagrecimento. As inflamações comprometem o funcionamento e equilíbrio do organismo em seu estado de graça.
“A inflamação pode ser causada por fatores externos, como alimentos, hábitos ou até mesmo problemas emocionais, como preocupação e estresse, e é uma resposta de defesa do corpo tentando lutar contra alguma “agressão” provocada ao organismo”, explica Daniele Bittencourt, da clínica que leva seu nome, no Rio de Janeiro.
Segundo a profissional, alguns sintomas podem indicar o problema: memória não está boa, problemas na pele, dores nas articulações, problemas digestivos (constipação, distensão abdominal e má digestão), inchaço e retenção de líquido, e, principalmente: não consegue emagrecer apesar das dietas e das atividades físicas.
“Quando o corpo está inflamado, o seu sistema imunológico acaba tendo um “excesso de trabalho”, criando um nível de irritação contínua no corpo. Pesquisas sugerem que marcadores inflamatórios mais altos no corpo levam a um declínio cognitivo de 8 a 12%. Segundo o estudo publicado na Neurology, esse declínio pode ter início na meia-idade”, explica a especialista.
A especialista em medicina integrativa selecionou hábitos iniciais que podem garantir o resultado esperado. Confira:
1. Diminuir o consumo de alimentos industrializados, gordurosos e preparados em frituras. Além de provocar o processo inflamatório, esses alimentos podem causar outros problemas de saúde, como a hipertensão (pressão alta), diabetes, e problemas gástricos.
2. Evite ingerir alimentos com alta taxa de gorduras saturadas e controle melhor o consumo de bebidas alcóolicas. Alimentos ricos em açúcar são extremamente dispensáveis, pelo bem da sua saúde.
3. Aumente a quantidade de água ingerida por dia. O ideal é ingerir 35ml por cada quilo, a falta do consumo de água da maneira correta pode causar fraqueza e dificulta o processo natural do organismo de limpar impurezas, também impedindo na eliminação de gordura.
4. Inclua cúrcuma em seus pratos, ela é um potente neutralizador de inflamação silenciosa.
5. Consuma mais ômega 3, é um poderoso anti-inflamatório, pesquisas apontam que o ácido graxo, quando adicionado no dia a dia e na alimentação, auxilia em 40% na redução da inflamação e colabora para 50% de redução de doenças de coração.
“Corpo inflamado não emagrece. Busque a mudança de hábitos e tratamentos que possam curar os quadros inflamatórios do seu organismo, como o enema de café. Este poderoso tratamento detox atua principalmente nas toxinas do intestino e fígado e é indicado para casos frequentes de constipação e quadros inflamatórios”, finaliza Daniele.