Lifestyle

Pesquisadores desenvolvem método anticoncepcional injetável para homens

Comente este artigo

As pesquisas sobre métodos contraceptivos para os homens têm avançado a passos largos. Há, cada vez mais, evidências de que, em um futuro próximo, as mulheres não serão as únicas responsáveis no controle de fecundidade do casal. Um estudo publicado no " [Resultado de imagem para vacina homens] " mostra que é possível desenvolver um anticoncepcional masculino injetável. A injeção foi testado por um braço da Organização Mundial de Saúde e pela Faculdade de Medicina Oriental da Virginia, nos Estados Unidos.

— Neste estudo, associou-se um progestágeno (hormônio) que permitiu redução da dose da testosterona com bons resultados no controle contraceptivo. Mas alguns efeitos colaterais ainda foram observados, principalmente relacionados a alteração de humor — observa o urologista Carlos Watanabe, do Instituto Aliança, que acredita que o estudo ainda deve ser aperfeiçoado.

Para a ginecologista Mayra Fontainhas, do Hospital Oeste D’Or, o método contraceptivo viável seria uma ótima notícia não só para os homens, mas para o casal também.

— A mulher não carregaria sozinha a responsabilidade de uma gravidez. Além disso, tem mulheres que não fazem uso de método contraceptivos por contraindicação médica e dependem do parceiro. Seria uma divisão de responsabilidades.

Ana Marchi

Dê sua opinião, comente este artigo!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.