O Comando Do 6 Distrito Naval De Ladário realizou hoje, 11 de junho, a cerimônia em comemoração aos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. O evento foi realizado em suas instalações, situada na Avenida 14 de março, 1, Centro de Ladário. Durante a cerimônia autoridades civis e militares foram condecoradas com a Medalha “Ordem do Mérito Naval”, Medalha “Amigo da Marinha”, além de promoção de militares, e entrega da Medalha Militar.

Batalha Naval do Riachuelo

Matéria continua após a publicidade

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como a batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança, travada contra o Paraguai (1865-1870) - o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana (1861-1865). A importância da vitória nesta Batalha é que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantindo o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações daquela guerra.

A Força Naval Brasileira comandada pelo Almirante Barroso vencia em 11 de junho de 1865 a maior batalha naval da história da nação, sendo a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. Nas águas do rio Paraná, próximo à confluência do Riachuelo travou-se o sangrento combate que recebeu o nome do pequeno afluente. No decorrer da luta, no navio Capitânia de Barroso, a Fragata Amazonas, foram içados numerosos sinais nos mastros, transmitindo ordens aos demais comandantes brasileiros. Dois deles foram especialmente célebres:

A guerra foi longa, difícil e causou muitas mortes e sacrifícios. Foi nela, que brasileiros de todas as regiões do País foram mobilizados conheceram-se melhor e trabalharam juntos para a defesa da Pátria. Uma grande contribuição para a consolidação de um país uno, forte e soberano. 

Matéria continua após a publicidade

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos