Alunos de diferentes cursos do Campus Pantanal (UFMS) e do Instituto Federal (IFMS), em Corumbá, realizarão manifestos educativos contra o bloqueio de quase 30 milhões da verba das instituições federais de todo Brasil realizado pelo Ministério da Educação na última semana.

Segundo especialistas da educação, a falta dos recursos para as entidades vai piorar a situação dentro das universidades e poderá causar a extinção de programas de pesquisa, de auxílios de custo à acadêmicos regulares além da demissão de funcionários terceirizados.

Matéria continua após a publicidade

No Mato Grosso do Sul, de acordo com a assessoria de imprensa, além do impacto nos projetos de extensão e bolsas de estudo, o operacional da UFMS e do IFMS poderá ficar comprometido.

Em nota emitida nesta quinta-feira (09), a UFMS anunciou que 36 bolsas, de programas de Doutorado e Mestrado, foram recolhidas pela CAPES.

Em razão do bloqueio das verbas e das alegações do Ministro Weintraub que provocaram uma onda de desinformação e desrespeito às instituições de Ensino Superior brasileiras, acadêmicos da UFMS e do IFMS estão organizando um protesto plenamente educativo.

Matéria continua após a publicidade

A proposta é conscientizar a população pantaneira sobre a importância das atividades de ensino e pesquisa que são conduzidas dentro da universidade.

Para tanto, acadêmicos realizarão uma espécie de mutirão da ciência, que será conduzido em espaço público e aberto para a integração da população pantaneira.

Cronograma

  • Sábado (11/05): Manifesto cultural no Resistência Rock Bar, localizado na Rua Porto Carreiro.
  • Domingo (12/05): Amostra científica e cultural na praça do Porto Geral de Corumbá.
  • Segunda (13/05): Manifestação no Campus Pantanal (UFMS) para os alunos da instituição com cartazes e panfletagem.
  • Terça-feira (14/05): Roda de tereré com “Ciência e Consciência” no Campus Pantanal (UFMS).
  • Quarta-feira (15/05) - Ato de manifestação em todo o Brasil.
  • Quinta-feira (16/05) - Reunião da comissão de organização para o novo calendário (Local ainda a definir).

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos