O primeiro embarque de soja deste ano em Ladário, ocorreu nesta quarta-feira (9) e também marca a retomada do escoamento de grãos pelo rio Paraguai, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Segundo a administração do porto de cereais da cidade, o escoamento ficou parado por 5 anos por falta de produto e logística, já que a ferrovia tinha parado de transportar da zona de produção até o município.

O embarque está sendo realizado no terminal da Granel Química Ltda. São ao todo 35 mil toneladas, divididas em 16 barcaças, que serão escoadas pelos rios Paraguai e Paraná, até a cidade de Rosário na Argentina. De acordo com o gerente do porto particular, Luiz Dresh, a expectativa é boa, “Estimamos exportar via Granel Ladário um total de 500 mil toneladas, em 2018".

Matéria continua após a publicidade

Incentivo

No último dia 19 de abril, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-MS), municípios da fronteira sul-mato-grossense passaram a ficar livre da chamada Lei da Equivalência. O governo criou uma zona especial de exportação de commodity, dando incentivo para produtores exportarem pelos portos do estado. Porto Murtinho já está em plena operação e agora foi a vez de Ladário.

A retomada deve impulsionar o escoamento pela hidrovia do Paraguai rumo ao pacifico, principalmente pelas cidades de Porto Murtinho, Corumbá e Ladário, além das exportações por Ponta Porã. De acordo com o decreto, 5% do volume de grão embarcado em Ponta Porã fica isento da contrapartida da lei da equivalência, já Porto Murtinho ou Ladário, o beneficio é de 7,5%.

Matéria continua após a publicidade

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos