Diante a alta taxa de violência contra a mulher, a tecnologia vem dando alguns passos adiante desenvolvendo mecanismos de defesa através de aplicativos. Nos últimos anos foram lançados vários aplicativos que ajudam a denunciar a violência doméstica e sexual contra as mulheres, tornando mais fácil o combate a esse problema. 

O app Mete a Colher é uma plataforma colaborativa e voluntária, que ajuda mulheres a combater a violência doméstica e sair de relacionamentos abusivos. O aplicativo é todo baseado em conversas, com uma lógica similar a outras plataformas de chat, como o Whatsapp e o Facebook Messenger. O app lançado para sistema Android e Iphone, conecta e aproxima mulheres, dando a elas força e coragem para sair de relações abusivas. 

Matéria continua após a publicidade

Como funciona
Apenas mulheres podem fazer parte da rede, e dentro de um ambiente seguro, podem pedir ou oferecer ajuda a outras mulheres. A identidade de todas as usuárias é preservada com todo cuidado. Se a usuária precisa de ajuda, ela simplesmente digita seu relato. A equipe de monitoramento vai analisar o pedido e classificá-lo de acordo com o tipo de ajuda que a usuária precisa.

Quem entrar no app disposta a ajudar outras mulheres pode marcar as categorias em que quer oferecer ajuda: apoio emocional, orientação jurídica ou oportunidades de trabalho. Os pedidos de ajuda aparecem numa lista, organizados de acordo com a sua localização e o tipo de ajuda que mais se encaixa no seu perfil. 

O Mete a Colher é protegido por senha, e todas as conversas trocadas no app são automaticamente apagadas em 24 horas, para aumentar a segurança e garantir a privacidade das usuárias. 

Além da plataforma de conversas, o aplicativo conta com uma vasta rede de serviços voltados para atender mulheres que precisam de apoio profissional. Estão listados centros de apoio, delegacias, hospitais, ouvidorias, entre outros. Assim, mesmo se a usuária não receber uma resposta imediata de outra mulher, pode entrar em contato em apenas um clique com um dos serviços disponíveis na sua cidade.

Baixe aqui: https://www.meteacolher.org/

Matéria continua após a publicidade

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos