Corumbá-MS / Imagem: Correio da Manhã/Ana Marchi

Chover nas festas de ano novo é muito comum no Brasil. É verão e o ar quente e úmido normalmente está predominando por quase todo o país.

Últimos dias de 2019 são com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite por quase todo o Brasil. As pancadas mais fortes e mais volumosas ocorrem no centro-norte do país, especialmente nos estados da Região Norte.

Matéria continua após a publicidade

Não há expectativa de passagem de nova frente fria pelo Brasil nesses últimos dias de 2019, mas o ar quente úmido que predomina sobre o país estimula a formação das nuvens carregadas, que provocam as pancadas de chuva com raios. Em vários locais, essas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes nos próximos dias e também com rajadas de vento moderadas a fortes, entre 60 km/h e 80 km/h. Mas em geral, a chuva não se prolonga por muitas horas.

Durante o dia 31 de dezembro de 2019, nuvens carregadas vão crescer por quase todo o Brasil por causa do calor e da alta umidade no ar. Mas no último dia de 2019, as áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - vão ficar mais fortes em parte do Norte e do Nordeste do Brasil aumentando as condições para chuva sobre vários estados. Uma massa de ar seco enfraquece entre o Brasil, a Bolívia e o Paraguai, mas ainda vai dificultar a ocorrência de chuva em algumas áreas do Centro-Oeste.

Região Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Centro-Oeste nos últimos dias 2019. Por isso, nuvens carregadas continuam a se formar e provocam pancadas de chuva com raios nos próximos dias.

Matéria continua após a publicidade

No dia 31 de dezembro de 2019, o sol vai aparecer forte por várias horas por todo o Centro-Oeste e as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite. A noite do dia 31 será quente e abafada em todo o Centro-Oeste. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes, inclusive na região de Cuiabá, de Goiânia e de Brasília. O risco de chuva na virada para 2020 é alto nestas capitais.

Em Mato Grosso do Sul, o dia 31 de dezembro de 2019 será com muito sol e não tem previsão de chuva. O calor será intenso principalmente à tarde, mas a noite também será quente.

Não tem previsão de chuva para a noite da virada para 2020 em Campo Grande.

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos