As creches, atualmente, integram o sistema de ensino e não mais o da assistência social. Deste modo, o antigo pensamento de que a creche era um local destinado somente a se deixar os filhos enquanto os pais trabalham para uma supervisão integral e gratuita não é mais conveniente. A creche, antes de tudo, educa, e devem ser percebidas como lugares de aprendizagem e de importância crucial na pequena infância. 

Confome a legislação atual, as creches integram a educação infantil que é a primeira etapa da educação básica. A sua oferta é dever do Estado, gerando um direito público subjetivo aos pais ou responsáveis que desejarem matricular o seu filho ou dependente. A grande questão acerca da creche é o de sua jornada: integral. Muitas famílias necessitam da jornada integral, mas há outras que recusam aderir, pois desejam, e podem, permanecer algum  período com o próprio filho. Além de que a oferta de vagas, em muitos lugares, ocorre de ser menor do que a demanda de alunos.

Matéria continua após a publicidade

Deste modo, flexibilizar o acesso à creche pública, propondo dois tipos de jornada (integral e parcial), é oportunizar o atendimento a outras famílias, e destarte, priorizar a Educação Infantil.

Em Corumbá, a flexibilização irá ocorrer a partir deste ano. Segundo a Assessora Técnica Pedagógica da Prefeitura Municipal de Corumbá, Maria do Carmo Provenzano, a oferta de vagas em duas modalidades visa contribuir com a população, diminuindo o recessivo que não aderia à creche diante a jornada integral, além de duplicar a oferta de vagas. 

A oferta de vagas na creche municipal em duas modalidades, isto é, integral e parcial, já ocorre em outros municípios do Brasil e tem sido efetiva. Neste ano de 2018 estaremos avaliando o impacto a jornada integral na comunidade corumbaense, realçando seus pontos negativos e positivos a fim de aprimorar a educação do município. Nós desejamos que a jornada parcial também possa aproximar os filhos do cotidiano dos pais que aderirem esta modalidade, demonstrando, antes de tudo, que a creche é um local vital de ensino na primeira infância, e não somente de amparo social.

Matéria continua após a publicidade

Maria do Carmo Provenzano, Assessora Técnica Pedagógica da Prefeitura Municipal de Corumbá

Na Educação Infantil, as crianças convivem e aprendem em ambientes adequados às suas necessidades e interesses, de acordo com sua faixa etária. Os educadores promovem a convivência e o relacionamento com outras crianças e adultos, desde o primeiro ano de vida, como forma de garantir o direito das crianças a uma educação integral, ou parcial, e de boa qualidade social, que respeite as necessidades da pequena infância. 

Nós de modo algum iremos privar a busca pela jornada integral, até porque entendemos que muitas famílias necessitam desta modalidade, pois os pais trabalham e não possuem condições de permanecer com os filhos em ambos os turnos.

Maria do Carmo Provenzano, Assessora Técnica Pedagógica da Prefeitura Municipal de Corumbá

Corumbá, atualmente, conta com 10 instituições de Educação para a primeira Infância, divididas em duas CEIs (Centros de Educação Infantil) e oito Creches.

Ceis e Creches

Centro de Educação Infantil - Ana Gonçalves do Nascimento

Rua Antonio Maria Coelho, esq. com Anita Garibaldi - S/N - Bairro Cristo Redentor

Diretora: Bruna Karla Alvarenga Gonçalves de Lima

Fone: 3231-5550

 

Centro de Educação Infantil - Estrelinha Verde

Rua Porto Carreiro Nº 1230 - Bairro Centro

Diretora: Célia Pedrosa da Silva

Fone: 3232-3955

 

Creche Municipal Inocência Cambará

Rua: São Judas Tadeu S/N - Bairro Maria Leite

Diretora: Judith Rodrigues Alves do Santos

Fone: 3232 - 1559 / 3907-5091

 

Creche Municipal Maria Benvinda Rabello

Rua José Fragelli S/N - Bairro Jardim Dos Estados

Diretora: Maria da Conceição Gomes Valdonado

Fone: 3233-4367

 

Creche Municipal Rosa Josetti

Av. Perimetral S/N - Bairro Generoso Ponce de Almeida

Diretora: Solange Rangel de Oliveira

Fone: 3232 - 3276

 

Extensão Serv-Carmo (Ligado A E.M. Djalma de Sampaio)

Rua Gonçalves Dias Nº 1555 - Bairro Aeroporto

Diretora: Verônica Chaparro de Lucena

Fone: 3907 – 5386

 

Creche Municipal Maria Candelária Pereira Leite (Ligado A E. M. Fernando De Barros)

Rua: Fernando De Barros, 233 - Bairro Centro América

Diretora: Roseli Nery de Andrade Bento

Fone: 3907 - 5001

 

Catarina Anastácio (Ligado A E. M. Caic)

Rua: Rodovia Ramão Gomes S/N - Bairro Dom Bosco

Diretor: Odair Gonçalves Marquez

Fone: 3907-5365

 

Creche Municipal Valódia Serra (Ligado A E. M. Tilma Fernandes)

Rua: Avenida Brandão Junior 90

Diretora: Maria Aglauri Gomes Barbosa El Salla

Fone: 3907-5006

 

Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil (CMADIJ)

Rua Rodovia Ramão Gomes S/N - Bairro Dom Bosco

Telefone – 3907-5316

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos