Empresa está puxando cabo de fibra ótica em vários pontos de Corumbá. / Imagem: Fábio Marchi

Corumbá - É um fato que as cidades de Corumbá e Ladário sofrem com a péssima qualidade de internet oferecida na região - razão pela qual o serviço de telefonia/internet é a principal reclamação dos consumidores no PROCON local. 
 

Matéria continua após a publicidade

Um dos maiores problemas que a população enfrenta é o fato da internet de praticamente todas as operadoras de telefonia depender de uma única operadora, no caso a empresa de telefonia Oi. Não são raras as vezes que ocorre algum problema de conexão nessa operadora, causando transtornos em todo o serviço de internet e telefonia da região de Corumbá e Ladário, pois todas usam a mesma conexão com a capital, Campo Grande.

Mas agora essa situação parece mudar, com um novo player chegando no mercado e disposto a levar a qualidade de internet para um outro nível de velocidade e estabilidade das conexões - e o melhor: com link próprio e independente.

Instalação do cabo de fibra na rede pública. / Imagem: Fábio Marchi

Matéria continua após a publicidade

Na verdade a BR Byte não é tão nova assim: a empresa nasceu em Corumbá em meados de 2008, com a proposta de oferecer conexão à internet via antenas de rádio wi-fi. Agora em uma nova fase, a empresa começou a oferecer conexões velozes através de fibra ótica.

Era uma época em que a quantidade de portas ADSL era muito limitada na cidade e era raro conseguir uma, então o rádio aparecia como a única solução tecnológica naquele momento capaz de quebrar esse limite físico de conexões

afirma Guilherme Alves de Oliveira, responsável pelo empreendimento.

Guilherme explica porque resolveu investir em fibra ótica em Corumbá:

Segundo Guilherme, a implantação da fibra em Corumbá é o resultado de muitos anos de preparação e investimentos:
 

De acordo com José Fernando Borba - responsável pela área técnica em Corumbá, a previsão é de instalar 4.096 portas inicialmente, na primeira fase da expansão:
 

José Fernando Borba - responsável pela área técnica em Corumbá. / Imagem: Fábio Marchi

Borba diz que a empresa nessa fase inicial de expansão, está testando as demandas que vão aparecendo de acordo com as necessidades de cada cliente - pessoa física ou jurídica - e em breve apresentarão mais planos com ultravelocidade para seus clientes.

A qualidade de conexão da fibra ótica foi muito superior, em nossos testes. / Imagem: Fábio Marchi

O planejamento é atender 100% da cobertura em Corumbá para o ano de 2019. / Imagem: Fábio Marchi

O Correio da Manhã teve acesso à uma dessas conexões de fibra da Br Byte e pudemos realizar um comparativo entre as empresas Oi e Vivo (4G LTE). Confiram as imagens abaixo:

No teste, as conexões da BrByte, da Oi e da Vivo. / Imagem: Fábio Marchi

No pacote de 10 Mbps de fibra ótica da BRByte encontramos consistência nas taxas de upload e uma surpreendente taxa de upload, as maiores que medimos nesse teste. A conexão da BrByte também é a que se mostrou mais estável como podem observar nas linhas que representam a velocidade de download e upload. A conexão de fibra da BrByte também apresentou a menor taxa de PING (o tempo que demora para a informação chegar ao seu destino e receber uma resposta válida) e a menor taxa de JITTER ( tempo entre os pacotes de dados), onde quanto menor o número, melhor a qualidade da conexão.

A Oi é aquilo mesmo que já desconfiávamos, sem muitas sirpresas: pagamos por um pacote de 15Mbps, mas recebemos pouco mais de 08 Mbps e com uma taxa de upload sofrível, que mal chega a meio mega: 0,43 Mbps para ser exato. A transmissão também é bem inconsistente, o que resulta em uma qualidade de conexão baixa. 

A Vivo apesar de ter uma boa velocidade de download (10,3 Mbps) também possui um sinal bem inconsistente e sua velocidade pode variar de acordo com o sinal. Seu upload chega a ser mais 7 vezes mais rápido que o da Oi (e apenas 34% da velocidade da BrByte) o que pode ser bacana na hora de subir muitas fotos ou aquele vídeo do WhatsApp, mas você ainda fica sujeito aos limites do seu pacote de dados. 

VEREDICTO

A BrByte chegou com a tão sonhada qualidade de internet oferecida através de fibra ótica que os corumbaenses e ladarenses tanto sonhavam. Ter uma infra-estrutura independente das operadoras locais e entregar quase 100% da velocidade contratada é o seu grande trunfo e esperamos que em breve ela venha a oferecer pacotes com ultravelocidade como são oferecidos na Capital.    

CONTATO

Para saber mais sobre planos e valores - e sobre a disponibilidade da instalação em sua área - entrar em contato com a BRByte Corumbá pelo telefone 3231-4114, durante horário comercial ou diretamente na empresa, que fica na rua Caceres Nº 623, esquina com a rua Colombo.

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos