O Cravo Vermelho foi o grande campeão do desfile dos Cordões Carnavalescos de Corumbá. A agremiação, que desfiou na terça-feira, 5 de março, pela avenida General Rondon, somou 155,5 pontos na avaliação dos 16 jurados.

Foram avaliados os quesitos: adereços, fantasia, estandarte, porta estandarte, harmonia, tenoras, rainha e príncipe. A segunda colocação ficou com o Flor de Corumbá, que alcançou os 154,5 pontos. Na terceira colocação ficou o Paraíso dos Foliões, com 147, 5 pontos, e em quarto o Cinelândia, com 141,5 pontos.

Matéria continua após a publicidade

Tradição

Os cordões eram formados por pessoas de origem humilde e que aproveitavam a época para se fantasiar de reis e rainhas, a animação era feita basicamente por instrumentos de percussão. Os estandartes surgiram nesse tipo de manifestação quando enormes tecidos com as cores dos cordões abriam o desfile.

O primeiro a se apresentar foi o Paraíso dos Foliões criado em 1933. Logo depois veio o Cinelândia, que surgiu inspirado por um programa de rádio que deu o nome a entidade. O Flor de Corumbá foi o terceiro a desfilar. O último a cruzar a Avenida foi o Cravo Vermelho. A agremiação foi fundada em 1944. Criado por João Teodoro de Araújo, o Peito de Aço.

Matéria continua após a publicidade

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos