Governador Reinaldo Azambuja, em sua primeira visita ao interior do Estado, após sua reeleição. / Imagem: Ana Marchi

O governador reeleito Reinaldo Azambuja (PSDB) esteve em Corumbá na manhã de hoje (5), acompanhado do Prefeito Marcelo Iunes e do deputado estadual eleito Evander Vendramini para agradecer os votos das cidades pantaneiras de Ladário e Corumbá, e reafirmar compromissos com a população. 

Reinaldo Azambuja foi reeleito em segundo turno, governador de Mato Grosso do Sul para os próximos quatro anos. Azambuja teve 677.310 mil votos, o que correspondeu a 52,35% dos votos válidos, contra 47,65% de Juiz Odilon (PDT).

Matéria continua após a publicidade

Azambuja abordou sua vitória em ambas as cidades e alegou que os votos correspondiam com seu bom trabalho realizado no Estado. Lembrou ainda que há 4 anos, quando disputando com o ex-senador Delcídio do Amaral, teve uma perda expressiva em Corumbá e que ficava feliz por ter revertido este cenário nas eleições deste ano.

"No ano 2014, não obtive aqui um bom resultado eleitoral, mas disse que tinha compromisso com a região e nestes quase quatro anos de governo fizemos parcerias com o Município e os investimentos em saneamento, infraestrutura urbana, educação e saúde, foram feitos e estão em andamento. A vitória nesta eleição comprovou o nosso trabalho aqui"

Coletiva contou com a presença de Evander Vendramini, Deputado Estadual eleito e do Prefeito Marcelo Iunes. / Imagem: Ana Marchi

Matéria continua após a publicidade

Ferrovia de Integração do Centro Oeste

Azambuja também falou sobre a renovação e prorrogação de cinco contratos de concessão de ferrovias, numa extensão de 12 mil quilômetros, incluindo 1.600 km entre os portos de Santos (SP) e Corumbá (MS). A Ferrovia de Integração do Centro Oeste tornará Mato Grosso do Sul um entreposto do maior corredor de commodities agrícolas do país. O Governo do Estado articula a conexão dessas malhas com as ferrovias da Argentina, Bolívia, Chile e Peru, para viabilizar a TransAmericana.

“Sou muito otimista no que está sendo desenhado por todas essas empresas. Todas estão com um discurso alinhado por um bem maior, transformar a logística do Estado e do país”, diz o governador Reinaldo Azambuja

Reinaldo Azambuja e Evander Vendramini / Imagem: Ana Marchi

Investimentos na Saúde

O governador deu ênfase nas reformas que serão realizadas na Santa Casa de Corumbá. Em junho, o Governo do Estado realizou a transferência de R$ 11,9 milhões para a prefeitura de Corumbá a fim de reformar a Santa Casa. O montante foi dividido em seis parcelas e também será utilizado para a aquisição de novos equipamentos, reativação do centro obstétrico da maternidade e ativação de leitos. Também foram previstas as construções de um novo pronto socorro na esquina das ruas América e Sete de Setembro. São 3.534,77 m² e estrutura para urgência e emergência.

A reforma do atual prédio inclui a construção de uma recepção geral, que atenderá o novo complexo, além de mais 30 leitos. Azambuja afirmou que o pedido de melhorias no prédio surgiu da própria comunidade. “De pronto aceitamos, a prefeitura fez um projeto e hoje assinamos convênio. Agora, a obra já está licitada e daremos a ordem de serviço para fazer uma reestruturação completa, que transformará o prédio em uma nova Santa Casa”.

Reforma das escolas estaduais

Reinaldo garantiu que todas as escolas estaduais de Ladário e Corumbá serão revitalizadas. O governador também comentou a implementação do tempo integral de ensino. Desde o ano passado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju e Naviraí possuem escolas estaduais passaram a oferecer ensino de tempo integral para estudantes do Ensino Médio. "A implementação do tempo integral nas escolas demanda uma parceria entre o Governo, o Município, das escolas e também dos pais dos alunos. É um método que traz grande retorno para a educação da população se bem implementado". 

A integração de aliados da região em seu governo

Questionado por este Correio sobre a atuação de candidatos bem votados, porém não eleitos, em Corumbá e Ladário, Azambuja disse que fará uma base forte com pessoal competente de sua coligação. A candidata corumbaense Beatriz Cavassa (PSDB) ficou na segunda suplência do partido para o cargo de deputada federal pelo MS. As oito vagas para deputado federal foram disputadas por 130 candidatos. 

"Iremos fazer uma base forte e compor com a competência nosso Governo. Com certeza teremos pessoas aqui da região que irão compor nosso governo no primeiro escalão, até porque essa região contribui muito com Mato Grosso do Sul, não só gerando riquezas, mas contribui com pessoas com capacidade de desenvolvimento de atividades de qualquer setor. Não tenha dúvida que na composição do novo governo teremos quadros da região". 

Segurança nas Fronteiras e Presidente Jair Bolsonaro 

Azambuja ressaltou que efetivará a segurança nas fronteiras, e que contará com o auxílio do presidente eleito Jair Bolsonaro. Conforme Azambuja, Bolsonaro já realizou uma ligação para ele e pediu para que o governador compareça em Brasília para dialogar com sua equipe de transição. Para Azambuja, com essa eleição o Brasil tornará a crescer e Mato Grosso do Sul vai se desenvolver numa velocidade maior pelo perfil da nossa economia, das oportunidades e dos atrativos.

Investimentos no Carnaval

Na oportunidade, o prefeito Marcelo Iunes solicitou ao governador Azambuja um olhar mais atencioso para o Carnaval de Corumbá. O evento demanda o repasse de verba do Governo do Estado para às entidades carnavalescas – escolas de samba, blocos e cordões – e à prefeitura, para custeio das despesas com a infraestrutura montada na avenida e contratação de duas das quatro atrações nacionais. Segundo Iunes, o dinheiro empregado pela prefeitura e pelo governo estadual é um investimento, pois movimenta o comércio em pelo menos R$ 12 milhões em uma semana. 


Confira o vídeo na íntegra da coletiva abaixo.

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos