A corumbaense Milena da Silva Ribeiro (16) é portadora de microcefalia. Sua mãe pede doações de agasalhos, alimentos ou quantias de valor para ajudar a filha. / Imagem: Arquivo Pessoal de Marlene da Silva

Quem vê o belo sorriso da adolescente corumbaense Milena da Silva Ribeiro, de 16 anos, não consegue imaginar as inúmeras dificuldades que ela enfrenta para lidar com a condição neurológica da microcefalia.

A microcefalia é uma condição neurológica em que o tamanho da cabeça e seu perímetro cefálico apresenta dois ou mais desvios padrão abaixo da média para a idade e sexo. Em sua manifestação mais grave, a microcefalia se associa à outros problemas de saúde em manifestações sindrômicas como paralisia cerebral, epilepsia, déficits de visão e audição, atraso no desenvolvimento cognitivo, motor e fala.

Matéria continua após a publicidade

Milena foi diagnosticada com a condição desde o nascimento e, hoje, depende inteiramente de sua mãe, a dona Marlene da Silva (44), para as tarefas do cotidiano. Com dificuldades motoras, sobretudo na locomoção, Milena é cadeirante desde a primeira infância.

Desde o início, a mãe Marlene compreendeu que ambas iriam lidar com inúmeros percalços, especialmente financeiros.

Não há cura para a microcefalia. O tratamento envolve cuidados médicos e paliativos, controle de sintomas e monitoramento rigoroso, o que demanda gastos financeiros intermináveis.

Matéria continua após a publicidade

Em vista disso, a dona Marlene vem fazendo apelos, sobretudo nas redes sociais, para arrecadar doações para sua filha. Atualmente, ela pede que a população se solidarize com a filha e doe agasalhos, uma vez que o inverno já se consolidou pela região pantaneira derrubando as temperaturas.

Mas quem desejar doar outros insumos, sobretudo fraldas, leite (ou outros alimentos não perecíveis), xarope Hystamin, xarope Ambroxol, Combiron Fólico, pomadas de assadura, e até quantias de dinheiro, a dona Marlene receberá com o coração aberto e extremamente grato.

Quem desejar realizar doações ou conhecer a condição de Milena, pode ir no endereço:

Rua Albuquerque Roque, nº 329, bairro Centro América.

Número para contato: (67) 99987-8790 (Dona Marlene).

Eu venho procurando achar ajuda pra ela através da solidariedade da população pantaneira. Ela ganha um salário mínimo, porém nem sempre dá para comprar o que ela precisa. Às vezes compro um coisa e falta outra. Ela precisa de ajuda com fralda, leite, remédios, alimentos. No momento estou levando ela ao médico, e tenho gastos com locomoção e remédios. Atualmente eu peço ajuda com roupas, sobretudo agasalhos, mas toda ajuda é bem vinda.

Dona Marlene da Silva (44) pede ajuda para a filha portadora de microcefalia

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos