Na tarde quente da última terça-feira (11), a Escola Municipal Pedro Paulo Medeiros, localizada na Rua América, foi contemplada com a entrega dos novos uniformes cedidos pela Prefeitura Municipal de Corumbá. Por volta das 17h30, os alunos, acompanhados dos respectivos pais, da Educação Infantil até o 5° ano do Ensino Fundamental receberam o kit contendo duas camisetas e uma bermuda ou saia-short. Para os estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental o kit contou com duas camisetas.

A fila grande, a demora e o calor incomodaram muitos pais que também reclamaram da falta de peças dos uniformes.

Matéria continua após a publicidade

Desde 2016, não havia a disponibilização de novos uniformes para a rede pública municipal, e neste ano de 2018 houve um grande atraso na entrega que estava prevista para o início de julho, mas acabou logrando somente neste mês de setembro. Conforme Iunes, os trâmites referentes aos custos de produção dos materiais provocou o atraso. 

Segundo o município, ao todo são 32 mil camisetas e 10 mil bermudas e saias-shorts. Os uniformes serão distribuídos para todos os alunos das 40 unidades de ensino da Rede Municipal, entre Centros de Educação Infantil e escolas urbanas, rurais e das águas. 

Matéria continua após a publicidade

A escola

A Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros é a mais antiga escola municipal da cidade, criada em 1975. Com sede à Rua América s/n°, na parte central do Município, A escola tem essa denominação em homenagem ao Senhor Pedro Paulo de Medeiros Junior, poeta encantador da Cidade Branca é o Patrono da Escola.

A escola está inserida num bairro central e residencial da cidade e atende crianças, jovens e adultos oriundas dos bairros mais próximos (Cervejaria, Dom Bosco e Generoso) e mesmo até alunos oriundos da cidade de Puerto Suarez, do país vizinho Bolívia. Na maioria das vezes são de famílias de baixa renda.

Localizada em área de fácil acesso e sem risco para saúde e o bem estar do educando. O prédio é próprio e possui uma construção específica para escola. Apresenta condições satisfatórias de circulação, segurança e salubridade.

Dispõe de 11 (onze) salas de aula, que são distribuídas e organizadas para atender cerca de 800 alunos, de acordo com os parâmetros desejáveis, para ser oferecido um ensino de qualidade. Compõe, ainda, o espaço físico, área calçada e coberta, para recreação e educação Física. Uma diretoria, uma secretaria, uma sala de coordenação, uma sala de professores, uma cozinha, uma despensa, uma sala de tecnologia (informática), uma cantina, banheiros feminino e masculino e duas salas para atender a educação Infantil.

O poeta Pedro Paulo

Filho de Pedro Paulo de Medeiros e de Maria Santa Cruz de Medeiros nasceu em Corumbá/MT, atual Mato Grosso do Sul, no dia 25 de novembro de 1891. Seu pai, o coronel Pedro Paulo de Medeiros, prestigioso chefe político, foi prefeito de Corumbá. Homem de recursos, proporcionou aos seus filhos todos os meios para se instruírem, não chegando, porém, nenhum a diplomar-se. Pedro Paulo, seu primogênito, fez apenas o curso primário, no Colégio Salesiano de Santa Teresa, de Corumbá/MS.

Poeta Pedro Paulo de Medeiros Júnior / Imagem: Arquivo da instituição

Autodidata, mercê de sua privilegiada inteligência, dotouse de excelente cultura, tornando-se um dos maiores vates13 corumbaense. Além de poeta, desenvolvia o papel de jornalista em escolas, teatrólogo, cronista, humorista, comentarista e 13 Segundo o Dicionário Aurélio, palavra do Latim que significa poeta. 67 orador, apreciado nos círculos de cultos, era também acatado tribuno popular, que empolgava as multidões em praça pública, fazendo-os vibrar de entusiasmo.

Foi ainda o arauto dos necessitados e defensor dos oprimidos. Ingressou no Serviço Público Federal, mediante concurso para escriturário do Ministério da Fazenda ainda moço, tendo servido em Cuiabá, Rio de Janeiro e Corumbá (na Alfândega), onde permaneceu a maior parte de sua vida funcional. 

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos