Chef Dedê Cesco, preparando o "Puxadão de Mandioca com Queijo e Paçoca Pantaneira", durante a aula inaugural do FEGASA 2017. / Imagem: Fábio Marchi

Corumbá - Antes mesmo da abertura oficial do Festival Gastronômico Sabores das Américas que acontecerá hoje (29) às 19h no Sindicato Rural de Corumbá, o evento que promete ser o mais saboroso de todas as edições já começou - com três aulas gratuitas ministradas por renomados chefs, tendo como base a gastronomia pantaneira.
 

Boa parte das aulas e oficinas acontecerá em uma estrutura especialmente montada para este fim, na Avenida General Rondon. / Imagem: Fábio Marchi

Matéria continua após a publicidade

O Correio da Manhã foi conversar com Marju Azambuja, a gestora da pasta da Secretaria de Turismo de Corumbá - a entidade responsável pelo evento. Segundo Marju, mesmo diante de todas as  dificuldades financeiras e os últimos acontecimentos que abalaram a instituição nas últimas semanas não impediram que o FEGASA acontecesse, em um novo formato:
 

Secretária de Turismo de Corumbá, Marju Azambuja. / Imagem: Ana Marchi

Segundo Marju, a partir deste ano o FEGASA tornou-se um evento independente e passará a integrar o calendário de eventos da cidade, como um evento à parte. 

Matéria continua após a publicidade

De acordo com a Secretária de Turismo, a receptividade da população aos pré-eventos do FEGASA tem sido excelente:

Marju também revelou que a nova roupagem do FEGASA não se refere apenas durante o período do Festival:

AULAS GRATUITAS

Ministrando a primeira aula do FEGASA 2017, uma aula destinada às comunidades corumbaenses, o Correio da Manhã  conversou com a  chef paranaense (e como ela mesmo diz, campo-grandense de coração) Dedê Cesco, que falou sobre sua experiência de 30 anos de profissão e também sobre a sua primeira participação no evento pantaneiro:

Dedê Cesco realizando o "Puxadão"na aula inaugural do FEGASA 2017. / Imagem: Fábio Marchi

Dedê disse que ela fez uma grande pesquisa durante o seu mestrado em Estudos Fronteiriços, sobre a culinária regional de fronteira, porém ela diz que sua especialidade é outra:

A chef disse que conhece bem os pratos típicos de Corumbá, pois ela fez o seu mestrado aqui:
 

Dedê Cesco e o resultado final do Puxadão de Mandioca com Queijo e Paçoca Pantaneira. / Imagem: Fábio Marchi

Conheço muito o sarravulho, a saltenha…inclusive o meu prato de amanhã é risoto entrecerrado de saltenha. É uma homenagem ao Festival, eu criei o prato para o Festival e todos estão convidados para conhecê-lo.

Dedê estreou em sua primeira aula no FEGASA, um delicioso “Puxadão de Mandioca com Queijo e Paçoca Pantaneira”.

Um espetáculo.
 

Puxadão de Mandioca com Queijo e Paçoca Pantaneira, por Dedê Cesco / Imagem: Fábio Marchi

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos