Termina hoje (30) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O Ministério da Saúde (MS) marcou para hoje o Dia “D” da campanha, iniciada em 18 de novembro. Nessa fase, o ministério quer vacinar 9,4 milhões de adultos entre 20 e 29 anos. Para viabilizar a ação, o MS garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo (tríplice viral) dos últimos 10 anos.

O surto de sarampo ainda se encontra ativo no país. Atualmente, há confirmação de 11.896 casos e 15 óbitos pela doença até o começo de novembro (semana 45 do ano). A maioria dos casos, 11.095 (93,2%) estão concentrados no estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.

Matéria continua após a publicidade

Os dados mais recentes da pasta da Saúde mostram que jovens nessa faixa etária são maioria entre os casos registrados – respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo este ano no Brasil. E, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo ministério, são também o maior transmisso em potencial da doença.

A maior preocupação do governo federal não é a gravidade da doença nesse público, e sim o fator de transmissão para os grupos mais suscetíveis às complicações da doença, como as crianças, por exemplo. Há, entretanto, uma ressalva para o público-alvo da campanha. Gestantes na faixa etária não devem se vacinar contra sarampo, já que o método de imunização se dá por uma versão atenuada do vírus.

Matéria continua após a publicidade

Foram distribuídos para os estados 4 milhões de doses da vacina tríplice viral. Segundo o ministério, é quantidade suficiente para complementar o quantitativo necessário para vacinação do público-alvo, que já tinha disponível 2,3 milhões de doses remanescentes da primeira etapa da campanha.

Em Corumbá - Confira abaixo a relação das unidades aberta no sábado:

ESF GASTÃO DE OLIVEIRA 1

Endereço: Rua Nossa Sra. da Conceição s\nº – Bairro Maria Leite

ESF LÚCIA MARIA 2

Endereço: Rua Cyríaco de Toledo, s\nº – Bairro Kadwéus

ESF PEDRO PAULO 2

Endereço: Rua Batista das Neves nº 119 – Bairro Centro

ESF DR. WALTER VICTÓRIO

Endereço: Alameda José de Barros Maciel, 48. Bairro Cristo Redentor

ESF RANULFO DE JESUS/AEROPORTO

Endereço: Alameda Santos Dumont, 47– Bairro Aeroporto

ESF NOVA CORUMBÁ

Endereço: Rua Cyríaco de Toledo s\nº – Bairro Nova Corumbá

ESF BEIRA RIO

Endereço: Rua Delamare nº 384 – Bairro Centro

ESF POPULAR VELHA

Endereço: Rua Theodomiro Serra, s\nº – Bairro Popular Velha

ESF PADRE ERNESTO SASSIDA

Endereço: Rua José Fragelli, s/n. Esq Dom Aquino. Dom Bosco

ESF HUMBERTO PEREIRA

Endereço: Rua Luiz Feitosa Rodrigues, esq Duque de Caxias – Bairro Nossa Sra. De Fátima

ESF BONIFÁCIO TIKAYOSHI TIAEN

Endereço: Rua Pastor Padilha – Bairro Padre Ernesto

ESF Breno de Medeiros I

Rua. Círiaco de Toledo s/n, Popular Nova

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos