Na tarde da última segunda-feira (15), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou o calendário do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019, que seria aplicado no dia 4 de agosto.

De acordo com o comunicado, a prova será realizada em 25 de agosto, três domingos após a data informada inicialmente.

Matéria continua após a publicidade

Além disso, o período de justificativa de ausência do Encceja 2018, que deve ser realizado por aqueles que não compareceram no dia da prova no ano passado, também foi adiado. Inicialmente, os candidatos teriam entre 15 e 24 de abril para enviar os documentos comprobatórios. Já o período de inscrição permanece o mesmo, entre os dias 20 e 31 de maio.

Alteração do calendário

Em 1º de março, o Inep soltou uma nota informando uma prévia do cronograma da prova, que terá seu calendário oficial divulgado no edital, que deve ser publicado em abril.

Matéria continua após a publicidade

Nesta nota, o órgão do Ministério da Educação (MEC) informava que as provas seriam realizadas em 4 de agosto e que a justificativa de ausência ocorreriam entre 15 e 24 de abril.

Durante todo o dia 15, data prevista para o início da justificativa de ausência, o site do Encceja permaneceu o mesmo, contendo a identidade visual da edição de 2018, e nenhum comunicado foi divulgado. Apenas no fim da segunda-feira que o Inep se posicionou, contrariando as informações iniciais. Veja a nota abaixo:

Pode se preparar! O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 será aplicado, no Brasil, no dia 25 de agosto. As inscrições acontecem entre 20 e 31 de maio. Todos os detalhes do exame estarão no edital, previsto para ser divulgado nas próximas semanas. Acompanhe os canais de comunicação do Inep nas redes sociais e não perca os prazos.

Certificação com o Encceja

O Encceja é uma oportunidade para brasileiros que não concluíram o ensino médio em idade adequada. Por meio da prova é possível adquirir a certificação da educação básica, ensino fundamental e ensino médio. Podem participar jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que tenham um mínimo de 15 anos para certificação do fundamental e no mínimo 18 para o médio. As provas do Encceja são aplicadas anualmente em um único dia (manhã e tarde).

Provas do Encceja

Encceja ensino fundamental:

• Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;

• Matemática;

• Historia e Geografia;

• Ciências Naturais.

Encceja ensino médio:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

• Matemática e suas Tecnologias;

• Ciências Humanas e suas Tecnologias;

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos