Corumbá (MS) - Sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima 19° Máxima 31°. / Imagem: Correio da Manhã

Campo Grande (MS) – A estação mais fria do ano começa nesta quinta-feira (21), às 6h07, e termina no dia 22 de setembro às 21h53 (horário oficial de MS). Este período é marcado por um volume menor de chuva no Estado. 

O Inverno caracteriza-se pelas incursões de massas de ar frio, vindas do Sul do continente, que provocam o declínio acentuado das temperaturas do ar. Dessa maneira, com temperaturas baixas, pode ocasionar formação de geadas e nevoeiros e/ou névoa úmida em Mato Grosso do Sul, com redução de visibilidade, especialmente, em estradas e aeroportos.

Matéria continua após a publicidade

Outra característica marcante é a diminuição da umidade relativa do ar que, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, em especial nos meses de agosto e setembro, bem como o aumento de doenças respiratórias.

A tendência da estação, neste ano, é registrar valores diários da umidade relativa do ar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%. A previsão para os meses de julho, agosto e setembro é de pouca chuva e temperaturas altas.

Para hoje está previsto tempo estável com sol entre poucas nuvens e baixa umidade relativa do ar à tarde. A temperatura máxima estará em elevação de até 32ºC e a mínima permanece baixa registrando 14ºC no Estado. As informações são do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec). Confira o mapa abaixo:

Matéria continua após a publicidade

Amplitude térmica

De todos os estados do Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul tem chamado a atenção para a grande amplitude térmica que significa a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima do dia, ou seja, nesta quita-feira teremos um amanhecer mais ameno com tarde mais quente.  

Próximos dias

De acordo com os meteorologistas, pelo menos até sábado (23), não há previsão de mudanças no tempo para o Centro-Oeste do país.

É normal chover muito pouco na Região Centro-Oeste durante o Inverno. Este ano as pancadas de chuva devem começar a retornar no final de setembro. Clique aqui e saiba mais sobre o que vai acontecer nesta nova estação.

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos