Conecte-se Conosco!

Mundo

Menina boliviana de 11 anos engravida de seu irmão

Publicado

em

Uma menina de 11 anos de nacionalidade boliviana deu à luz um bebê de seu irmão, de 14 anos, de acordo com o relatório da polícia na Espanha. O evento ocorreu no hospital Virgen de La Arrixaca em Múrcia.

A  família confirmou, e disse que o menino tinha 13 anos quando teve relações sexuais com a irmão. 

A Policia Nacional investiga o caso e aguardará o resuluado do exame de DNA para constatar que a informação seja verídica.

O hospital notificou o ocorrido ao Juiz que ordenou investigação.

Com informações El Deber

Deixe seu Comentário!

Comentários neste Artigo

*ATENÇÃO*: Os comentários deste artigo são gerenciados pelo Facebook, que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza, por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores.

Educação

Corumbá irá oferecer vagas em creche em tempo integral e parcial, flexibilizando o acesso à educação na primeira infância

A proposta de tempo parcial pretende atender um número maior de famílias na cidade, mas não privará a escolha pela jornada integral 

Publicado

em

As creches, atualmente, integram o sistema de ensino e não mais o da assistência social. Deste modo, o antigo pensamento de que a creche era um local destinado somente a se deixar os filhos enquanto os pais trabalham para uma supervisão integral e gratuita não é mais conveniente. A creche, antes de tudo, educa, e devem ser percebidas como lugares de aprendizagem e de importância crucial na pequena infância. 

Confome a legislação atual, as creches integram a educação infantil que é a primeira etapa da educação básica. A sua oferta é dever do Estado, gerando um direito público subjetivo aos pais ou responsáveis que desejarem matricular o seu filho ou dependente. A grande questão acerca da creche é o de sua jornada: integral. Muitas famílias necessitam da jornada integral, mas há outras que recusam aderir, pois desejam, e podem, permanecer algum  período com o próprio filho. Além de que a oferta de vagas, em muitos lugares, ocorre de ser menor do que a demanda de alunos.

Deste modo, flexibilizar o acesso à creche pública, propondo dois tipos de jornada (integral e parcial), é oportunizar o atendimento a outras famílias, e destarte, priorizar a Educação Infantil.

Em Corumbá, a flexibilização irá ocorrer a partir deste ano. Segundo a Assessora Técnica Pedagógica da Prefeitura Municipal de Corumbá, Maria do Carmo Provenzano, a oferta de vagas em duas modalidades visa contribuir com a população, diminuindo o recessivo que não aderia à creche diante a jornada integral, além de duplicar a oferta de vagas. 

“A oferta de vagas na creche municipal em duas modalidades, isto é, integral e parcial, já ocorre em outros municípios do Brasil e tem sido efetiva. Neste ano de 2018 estaremos avaliando o impacto a jornada integral na comunidade corumbaense, realçando seus pontos negativos e positivos a fim de aprimorar a educação do município. Nós desejamos que a jornada parcial também possa aproximar os filhos do cotidiano dos pais que aderirem esta modalidade, demonstrando, antes de tudo, que a creche é um local vital de ensino na primeira infância, e não somente de amparo social. ”Maria do Carmo Provenzano, Assessora Técnica Pedagógica da Prefeitura Municipal de Corumbá

Na Educação Infantil, as crianças convivem e aprendem em ambientes adequados às suas necessidades e interesses, de acordo com sua faixa etária. Os educadores promovem a convivência e o relacionamento com outras crianças e adultos, desde o primeiro ano de vida, como forma de garantir o direito das crianças a uma educação integral, ou parcial, e de boa qualidade social, que respeite as necessidades da pequena infância. 

“Nós de modo algum iremos privar a busca pela jornada integral, até porque entendemos que muitas famílias necessitam desta modalidade, pois os pais trabalham e não possuem condições de permanecer com os filhos em ambos os turnos.”Maria do Carmo Provenzano, Assessora Técnica Pedagógica da Prefeitura Municipal de Corumbá

Corumbá, atualmente, conta com 10 instituições de Educação para a primeira Infância, divididas em duas CEIs (Centros de Educação Infantil) e oito Creches.

Ceis e Creches

Centro de Educação Infantil - Ana Gonçalves do Nascimento

Rua Antonio Maria Coelho, esq. com Anita Garibaldi - S/N - Bairro Cristo Redentor

Diretora: Bruna Karla Alvarenga Gonçalves de Lima

Fone: 3231-5550

 

Centro de Educação Infantil - Estrelinha Verde

Rua Porto Carreiro Nº 1230 - Bairro Centro

Diretora: Célia Pedrosa da Silva

Fone: 3232-3955

 

Creche Municipal Inocência Cambará

Rua: São Judas Tadeu S/N - Bairro Maria Leite

Diretora: Judith Rodrigues Alves do Santos

Fone: 3232 - 1559 / 3907-5091

 

Creche Municipal Maria Benvinda Rabello

Rua José Fragelli S/N - Bairro Jardim Dos Estados

Diretora: Maria da Conceição Gomes Valdonado

Fone: 3233-4367

 

Creche Municipal Rosa Josetti

Av. Perimetral S/N - Bairro Generoso Ponce de Almeida

Diretora: Solange Rangel de Oliveira

Fone: 3232 - 3276

 

Extensão Serv-Carmo (Ligado A E.M. Djalma de Sampaio)

Rua Gonçalves Dias Nº 1555 - Bairro Aeroporto

Diretora: Verônica Chaparro de Lucena

Fone: 3907 – 5386

 

Creche Municipal Maria Candelária Pereira Leite (Ligado A E. M. Fernando De Barros)

Rua: Fernando De Barros, 233 - Bairro Centro América

Diretora: Roseli Nery de Andrade Bento

Fone: 3907 - 5001

 

Catarina Anastácio (Ligado A E. M. Caic)

Rua: Rodovia Ramão Gomes S/N - Bairro Dom Bosco

Diretor: Odair Gonçalves Marquez

Fone: 3907-5365

 

Creche Municipal Valódia Serra (Ligado A E. M. Tilma Fernandes)

Rua: Avenida Brandão Junior 90

Diretora: Maria Aglauri Gomes Barbosa El Salla

Fone: 3907-5006

 

Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil (CMADIJ)

Rua Rodovia Ramão Gomes S/N - Bairro Dom Bosco

Telefone – 3907-5316

Leia a matéria completa

Geral

Prefeitura de Corumbá autoriza reforma imediata da Catedral Nsa. da Candelária, além de abertura de licitações do Fonplata

Além disso, foram autorizadas as licitações da Revitalização do cemitério Santa Cruz, Recuperação do Mirante da Prainha de São João, implantação de 30 leitos, recepção geral e pronto-socorro; reforma e ampliação do centro obstétrico.

Publicado

em

por

Os primeiros 100 dias de administração – a frente da Prefeitura de Corumbá – foram de trabalho intenso, mas com resultados positivos. A avaliação é do prefeito Marcelo Iunes durante solenidade de prestação de contas das ações de governo, na noite da sexta-feira, 23 de fevereiro, no anfiteatro Salomão Baruki. “A equipe toda da Prefeitura se empenhou para fazer uma Corumbá melhor para nossa população e isso me orgulha muito”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Na avaliação do prefeito, parcerias com a Câmara Municipal e Governo do Estado contribuíram sobremaneira para o êxito das ações. “Os vereadores são grandes parceiros de Corumbá. Estão em sintonia com a Prefeitura na busca pelo desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida da nossa população. Temos uma parceria entre órgãos independentes e harmônicos, que somam esforços para o bem do nosso povo”, declarou.

“O governador Reinaldo Azambuja tem sido um grande parceiro nosso e da nossa população. Se não fosse ele, não aconteceriam grandes investimentos na cidade, como o Fonplata, que tem contrapartida do Estado. O governador está investindo na saúde de Corumbá a quantia de 11 milhões de reais para reforma e ampliação do centro obstétrico; além da implantação de mais 30 leitos no hospital, recepção geral e pronto-socorro. Trabalhamos o desenvolvimento com apoio do Estado numa grande parceria”, afirmou Iunes.

Marcelo Iunes ressaltou que sua gestão a frente do Executivo Municipal trabalha para concretizar projetos. “Estamos trabalhando muito, tirando do papel muitos projeto e os tornando realidade. A cidade, o povo e as pessoas que mais precisam do serviço público ganham com isso”, disse durante discurso na cerimônia que reuniu todo o secretariado municipal; diversas autoridades civis e militares e variados segmentos da população.

“Assinamos ordens de serviço e autorizações de licitações. Vamos levar mais projetos para o Governo Federal na próxima semana, em busca de recursos, mas muitos recursos já estão na Prefeitura. Estamos realizando o Fonplata. Tudo o que estamos fazendo é fruto do trabalho dos servidores, de secretários e de todos na Prefeitura; de todos que querem o melhor por Corumbá”, completou o prefeito.

Representando a Câmara Municipal de Corumbá, o vereador Tadeu Vieira destacou a parceria e relação harmônica entre Executivo e Legislativo e a liderança do prefeito Marcelo Iunes. “Os 12 anos na Câmara foram o concurso de admissão para a Prefeitura de Corumbá, o prefeito conhece o município, tem espírito de solidariedade e respeito com o povo de Corumbá. Os poderes são independentes, mas devem viver em harmonia para o bem da nossa população. Isso que fazemos e buscamos continuamente para o bem de Corumbá e nosso povo”, disse o parlamentar.

Ações autorizadas pelo prefeito Marcelo Iunes:

Ordens de serviço

Para execução das intervenções com início imediato dos procedimentos licitatórios com finalidade de executar a construção de praça no conjunto Pró-Moradia e reforma do forro da nave da torre da Catedral Nossa Senhora da Candelária. O montante estimado para sua efetiva implantação será da ordem de R$ 374 mil 781 reais e 73 centavos. 

Termo de autorização para licitação

Revitalização do cemitério Santa Cruz, contemplando sinalização das quadras, paisagismo, muro, grades e calçamento interno; construção de cinco praças no conjunto Casa Nova, bairro Guató. Serão edificadas as praças das alamedas Jaú; Jenipapo, Tamanduá; do Bagre e Barriguda. No hospital implantação de 30 leitos, recepção geral e pronto-socorro; reforma e ampliação do centro obstétrico.

Recuperação do Mirante da Prainha de São João; da Escadinha rua 15 de Novembro com avenida General Rondon; manutenção de praças e parques; feira cultural noturna (chamamento); revisão do plano diretor (chamamento); obras complementares da creche e pré-escola do Guató; obras complementares da unidade básica de saúde do Guató.

Ainda para as obras do Fonplata que são a revitalização da rua Porto Carrero; pavimentação e drenagem do bairro Padre Ernesto Sassida e pavimentação e drenagem do conjunto Vitória Régia. O montante estimado para sua efetiva implantação é de R$ 24 milhões 155 mil 423 reais e 36 centavos. 

Leia a matéria completa

Geral

Carnaval em 2018 deu um retorno de mais de 10 milhões ao Município, demonstra prestação de contas

A edição deste ano foi a melhor desde 2016. O retorno foi o triplo do investido inicialmente, impulsionando o fluxo econômico e turístico da cidade. 

Publicado

em

R$ 10.537.863,67 reais é o valor total da movimentação da economia do Carnaval no ano de 2018 em Corumbá. A quantia é quase o triplo do valor investido de 3,5 milhões, distribuídos em investimentos nos setores de infraestrutura, segurança, divulgação, shows e repasses para entidades carnavalescas.

Segundo pesquisa do observatório do turismo em Corumbá, o fluxo e a movimentação econômica do evento foi extremamente satisfatória à administração pública e a população em geral. De 8.568 turistas questionados na pesquisa, 63,4% vieram exclusivamente para o Carnaval da cidade, demonstrando a ampla repercursão da festividade e seu impacto positivo. O Carnaval teve indíce superior dos últimos dois carnavais, sendo visualizado pelas redes sociais por mais de dois milhões de usuários dentro e fora do Estado. 

A noite de Prestação de Contas também foi uma noite de desabafos e agradecimentos. O Presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico do Pantanal,Luiz Mário Cambará elogiou o "prefeito do povo", Marcelo Iunes, que também ja foi presidente de escola de Samba na cidade, e entende que a festividade é mais do que um investimento econômico, mas uma tradição cultural do corumbaense. 

Nas palavras de Iunes, muitos desejavam que o Carnaval não fosse efetivo, assim como os investimentos do Fonplata "não viriam". Porém a gestão demonstrou competência e comprometimento, verificado na solenidade através dos números apresentados. 

“Hoje, esses números provaram nosso comprometimento com a cidade. Muitos desejavam que investimentos não viesse, que o Carnaval não fosse efetivo, pois desgostavam nossa administração. Mas nós provamos ser superiores a tais críticos, e provamos que nossa gestão tem comprometimento com a população. No dia que eu assumi, com muita tristeza pelo falecimento do meu grande amigo Ruiter, eu declarei que faria de tudo para dar continuidade a seus projetos e ampliar o potencial de Corumbá. Agora observamos o retorno do Carnaval ao município e iremos dar início a execução das primeiras obras do Fonplata, além das obras da própria Prefeitura! Isso é compromisso! ”Prefeito Marcelo Iunes

O vereador Tadeu Vieira lembrou também os incentivos da Prefeitura na saúde, em conjunto com o Governo do Estado, na ampliação da Maternidade, na criação de um novo Pronto Socorro Municipal, e da criação de ula voltada a psiquiatria na Santa Casa de Corumbá. Segundo o vereador, muitos devem recorrer a Campo Grande para as enfermidades mentais, e o prefeito amparou uma grande deficiência da saúde em Corumbá que era a ausencia de um atendimento específico para as doenças mentais.

Ainda no evento, foram assinadas várias ordens de serviço, incluindo  e licitações para obras executadas com recursos próprios do Município e do Governo do Estado. Segundo Iunes, na semana que vem ele estará em Brasília em reunião para trazer mais uma parcela dos recursos do Fonplata para a efetivação das obras. 

Leia a matéria completa

As Mais lidas da semana