Os municípios de Mato Grosso do Sul irão realizar neste sábado (1º) um segundo dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Devido à baixa adesão da população, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) orientou as prefeituras para intensificar a campanha de vacinação com objetivo de atingir a meta de 95% das crianças com idade entre um ano e cinco anos.

Em Mato Grosso do Sul foram vacinadas 109 mil crianças, 70% do total de 158.083. A meta é vacinar pelo menos 150 mil, de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados.

Matéria continua após a publicidade

A Campanha de Vacinação teve inicio em 6 de agosto e se encerraria na sexta-feira (31). O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a vacina oral poliomielite (VOP0) aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu 257.700 doses da vacina contra a Poliomielite e 206.010 doses da vacina Tríplice Viral. As doses das vacinas já foram entregues para todos as regionais e para micro de Campo Grande. Também foram disponibilizados seringas e agulhas para a vacina tríplice viral num percentual de 100% da população de cada município.

O objetivo da campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra a paralisia infantil nos municípios e evitar a reintrodução do vírus selvagem da Poliomielite. Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, a cobertura foi de 88%.

Matéria continua após a publicidade

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos