A programação do Carnaval de Corumbá 2018 foi oficialmente lançada na noite desta quinta-feira (11), em solenidade aberta ás 19h30 no Centro de Convenções localizado no Porto Geral de Corumbá. Na mesma ocasião houve a abertura da Exposição de Fantasias e Fotografias do Carnaval e também a inauguração do novo slogan da Prefeitura que vem a simbolizar o novo momento para a cidade de Corumbá.

Com um desfile soberbo que reuniu a corte de momo do último carnaval, a popular turma do frevo de Corumbá, a ala das pastorinhas, um casal de mestre-sala e porta-bandeira e uma bateria de samba bem arranjada, as autoridades Prefeito Marcelo Iunes, a Governadora em exercício Rose Modesto e  o presidente da Fundação da Cultura e do Patrminio Histórico de Corumbá Luiz Mario do Nascimento Cambará foram recepcionadas para o evento. 

Matéria continua após a publicidade

Corumbá é uma cidade que nos contagia, é impossível estar aqui e sair sem algum impacto. O Carnaval de Corumbá tornou-se mais do que uma festa, mas uma tradição em nosso Estado. Temos que entender a importância deste momento à economia de Corumbá, pois o Carnaval movimenta os setores de hotelaria, de turismo, dos restaurantes, gerando empregos e rendas. E sobretudo, este momento integra a memória cultural da cidade!

Governadora em exercício Rose Modesto

Matéria continua após a publicidade

Rose Modesto destacou o compromisso do Estado com a cidade pantaneira, que neste ano, repassará aproximadamente R$ 280 mil para entidades carnavalescas de Corumbá, segundo divulgação no Diário Oficial do Estado na edição de quarta-feira, 10 de janeiro.

A Vice-governadora ainda parabenizou o Prefeito Iunes por contemplar, na semana do carnaval, o momento de espiritualidade que ocorrerrá ao publico gospel, promovendo inclusao de diferentes grupos no compromisso da Prefeitura.

No lançamento da programação, o prefeito Iunes destacou a importancia da festividade ao comércio de Corumbá.

As pessoas sempre questionam o porquê de se gastar em cinco dias de festas no Carnaval, mas como lembrou nossa Governadora em exercício, são cinco dias gerando renda para cidade e o Estado vem investindo em nós com compromisso.

Prefeito Iunes

Iunes comemorou também a abertura de licitação para a pavimentação do bairro Padre Ernesto Sassida e do investimento de 11 milhões do Estado no projeto de ampliação e reforma da Santa Casa e da construção de um novo pronto-socorro.

Agradeço ao apoio do Estado, do governador Azambuja, Rose Modesto e aos secretários de Infraestrutura Marcelo Miglioli e Carlos Coimbra da Saúde. O secretario Marcelo já me garantiu a abertura da licitação para a pavimentação do bairro Padre Ernesto Sassida através do dinheiro do Fonplata. Na saúde, serão 11 milhões investidos para a ampliação da Santa Casa de Corumbá. Só temos a agradecer e cada vez mais valorizar este povo maravilhoso de nossa cidade.

reitera o Prefeito.

Segundo Iunes, o Carnaval terá, além da programação tradicional, atrações nacionais de pagode, baterias oficiais de São Paulo, a escola de Samba Mangueira do Rio de Janeiro, bandas de axé da Bahia, dentre outras novidades que ainda serão confirmadas.

Em relação a segurança, o prefeito afirmou que hevará um reforço de 150 agentes de uma agencia privada para auxiliar a Guarda Municipal de Corumbá, tornando o Carnaval um evento seguro a toda família corumbaense. 

 

Nova Marca e Slogan

O novo slogan da Prefeitura de Corumbá conta com com o lema “Construindo nossa história”, que, segundo destacou Prefeito Marcelo Iunes, deverá marcar o novo momento da administração pública. A arte visual valoriza os elementos mais importantes da cidade de Corumbá como o Cristo Redentor do Pantanal, o designe clássico do Casario do Porto, a ponte da substação de tratamento da Sanesul, o pantaneiro em sua chalana e, notoriamente, a ave símbolo da região o Tuiuiú. A nova marca vai ocupar os espaços institucionais da Prefeitura de Corumbá.

Programação do Carnaval 2018

Roda de samba no Porto Geral: as rodas de samba acontecerão aos sábados, com início às 12 horas e termino às 17 horas. A atração está garantida para os dias 13, 20, 27 de janeiro e 3 de fevereiro. 

Concurso de Marchinhas: no dia 28 haverá o concurso de marchinhas que será a atração na Ferradura do Porto.

Ensaio técnico das escolas de samba: No dia 4 de fevereiro, o Ensaio deverá arrastar milhares de foliões para a avenida General Rondon. O ensaio, que é coordenado pela LIESCO, está programado para começar às 19 horas.

Bloco Sandálias de Frei Mariano: na quarta-feira, dia 7, quem ganha a avenida é o tradicional bloco Sandálias de Frei Mariano. A concentração está programada para às 20 horas na rua Frei Mariano. No mesmo dia, o Carnaval da Melhor Idade agita o Centro de Convivência dos Idosos. A festa no Conviver começa às 9h30.

Coroação da Corte de Momo: no dia 8, quinta-feira, acontece a coroação da Corte de Momo no Corumbaense Futebol Clube, juntamente com o desfile de fantasias da agremiação.

Bloco dos sujos Chupeta: no dia 08, por volta das 22 horas, a irreverência do bloco de sujo Chupeta que vai tomar conta da General Rondon.

Independentes Sem Limite na Folia e o tradicional Cibalena: Na sexta, 9, os independentes Sem Limite na Folia e o tradicional Cibalena é quem comandam a noite. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas devem acompanhar a descida do Cibalena pela passarela pantaneira do samba. No palco da praça Generoso Ponce, bandas locais e uma atração nacional darão continuidade à festa. O nome do grupo deve ser confirmado já na próxima semana.

Desfile dos blocos oficiais da Liblocc: no sábado, além da roda de samba no Porto, tem o desfile dos blocos oficiais da Liblocc. A competição começa às 19 horas e deve terminar por volta das 3h da madrugada. Depois da passagem do bloco independente Afoga o Ganso, a animação fica por conta do baile. No sábado a Prefeitura ainda promove o Carnaval de Albuquerque, alternativa de diversão para quem vive no distrito.

Arrastão da Corte de Momo pela Feira Central, roda de samba no Porto e Baile Infantil no Jardim da Independência: no dia 11, domingo, com inicio às 17 horas.

Primeira noite de desfile das escolas de samba filiadas à Liesco: dia 11, domingo, a partir das 19h00. A noite termina com a descida do bloco independente Biriguis e com o show local na praça.

Segunda noite de desfile das escolas de samba filiadas à Liesco: na segunda de Carnaval, tem mais roda de samba no Porto Geral e a segunda noite de desfile das escolas de samba, além do baile popular.

Baile infantil de Carnaval: Na terça, dia 13, tem Baile Infantil no Jardim da Independência e o Carnaval Cultural na General Rondon, com a presença das Comparsas Bolivianas, o corso, as pastoras, os marinheiros, o frevo e os cordões carnavalescos.A noite será encerrada com o show de uma grande atração nacional, além de bandas locais.

Apuração dos campeões: será na quarta-feira, dia 14. Já no dia 17, sábado, um show gospel nacional será a atração na avenida General Rondon.   

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos