Está em tramitação na Câmara Municipal de Corumbá, um Projeto de Lei de autoria do vereador Chicão Vianna, que autoriza a Prefeitura Municipal a criar Banco de Cabelos, para atender pacientes oncológicos da região. A iniciativa prevê eu, além de recebimento de cabelos, por meio de doação, o Poder Executivo será responsável também pela confecção e distribuição das perucas.

A proposta de Chicão foi apresentada durante sessão ordinária realizada na semana passada, na Câmara de Corumbá, autorizando o Poder Executivo Municipal a instituir o Banco de Cabelos, com o objetivo de receber e distribuir gratuitamente perucas, para pacientes oncológicos com alopecia (queda de cabelo) provocada pela quimioterapia, a partir da doação e coleta voluntária de cabelos, em bom estado de conservação.

Matéria continua após a publicidade

“A proposta tem visa contribuir no tratamento e na amortização dos transtornos enfrentados por pacientes oncológicos submetidas à quimioterapia, assim como, recuperar a autoestima e as fortalecerem para o enfrentamento do câncer”, explicou Chicão.

Ele observa que a perda de cabelo pode ser um processo traumático para as pacientes oncológico, e a necessidade da peruca surge quando elas estão mais vulneráveis, depois de passar pelas difíceis fases do diagnóstico e do tratamento quimioterápico.

“A nossa proposta é de enorme importância devido aos altos valores das perucas fabricadas com cabelos naturais, o que pode inviabilizar a sua compra por pacientes mais carentes. Por isso mesmo estamos contando com o apoio de nossos colegas vereadores para sua transformação em norma legal”, justificou.

Matéria continua após a publicidade

Pela proposta de Chicão, as doações poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, que depositarão os cabelos em locais a serem definidos pelo órgão encarregado. O Banco de Cabelos ficará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fará a formação dos estoques, classificação e verificação das doações, para posterior confecção e distribuição das perucas.

Além disso, prevê que a Prefeitura de Corumbá poderá firmar convênios e parcerias com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, bem como com representantes da sociedade civil para a confecção das perucas, visando não onerar os cofres públicos.

O Banco de Cabelos, conforme a proposta, destina-se exclusivamente ao atendimento pacientes oncológicos comprovadamente carentes, mediante cadastro e controle realizados por assistentes sociais e/ou servidores designados do quadro próprio do Município. Prevê ainda que o Poder Executivo poderá realizar campanhas a fim de incentivar a doação de cabelos junto aos meios de comunicação local.

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos