Dona Maria Augusta conta com a solidariedade da população corumbaense. / Imagem: Nathalia Claro

Existe uma pauta que precisa ter a atenção dos estados e das cidades em geral, e que é crucial em nosso tempo presente: o envelhecimento da população mundial e o de nossos municípios. 

O aumento do número de pessoas idosas constitui-se em uma realidade inexorável. Não há em nenhuma parte de nosso ambiente geográfico que, em alguma medida, não esteja vivenciando a presença cada vez maior de demandas postas pelo envelhecimento humano. Mas será que essas demandas estão sendo atendidas pelos governos e cidadãos?

Matéria continua após a publicidade

Este Correio visitou o Asilo São José, em Corumbá, mantido pela Liga das Senhoras Católicas da Diocese de Corumbá desde 1942. Estruturado em um casarão antigo na rua Colombo, centro de Corumbá, o local desperta emoções de quem o visita. São muitas as reflexões que podem ser realizadas quando se adentra um asilo: o abandono de familiares, a falta de identificação de muitos internos, e sobretudo, as despesas com os idosos. 

Hall do Asilo São José. Casarão localizado na Rua Colombo é espaçoso e confortável, abrigando 80 idosos. / Imagem: Nathalia Claro

Dona Cerise Delfina de Campos Barros comanda o Asilo São José com amor e dedicação. / Imagem: Nathalia Claro

Matéria continua após a publicidade

À frente do asilo desde 2012, após 36 anos como vice, está a simpática e enérgica senhora Cerise Delfina Campos de Barros, quem vem dedicando ao trabalho voluntário há mais de três décadas. A entidade mantenedora da Instituição é Liga das Senhoras Católicas do Asilo São José da velhice desamparada e sobrevive de doações. Registrada como entidade filantrópica, o asilo tem convênios com a Prefeitura, Governo Estadual e Federal - porém o repasse é pequeno, e não supre todas as necessidades dos 80 idosos amparados pela instituição. Além de que os repasses não são sempre pontuais, ocorrendo de atrasos perdurarem e gereram a falta de pagamento e de compra mantimentos imprescindíveis.

É o caso do leite. O cálcio é o item fundamental da dieta na terceira idade. Sua deficiência pode causar a osteoporose, que é a desmineralização óssea, causando fragilidade e fraturas. As principais fontes do cálcio são leite e derivados. A redução de leite e derivados no Asilo São José pode comprometer ainda mais a saúde dos idosos.

Dona Maria Augusta é das internas mais antigas, com mais de um século de idade. O leite é essencial para sua saúde. / Imagem: Nathalia Claro

Nós aqui no asilo nos mantemos através de pequenos repasses do Governo, mas a grande parte do que recebemos vem de doações. Porém, nem sempre conseguimos sanar todos os nossos gastos. Aqui são 80 idosos, tendo alguns necessidades especiais. Deste modo, temos que pagar funcionários ligados à saúde, à higiene, funcionários para a cozinha, para a limpeza, e sem falar do pagamento das despesas básicas de Luz e Água. Este mês não pudemos pagar o leiteiro, o que nos deixou numa situação difícil, pois o leite é essencial para nós.

Cerise Delfina Campos de Barros, presidente do Asilo São José
Idosas compartilham de conversas fora dos quartos do asilo. / Imagem: Nathalia Claro

Os interessados em realizar doações podem entrar em contato com o Asilo São José pelo telefone 67 3231-3888, ou realizar a entrega diretamente na rua Colombo, número 867, Centro de Corumbá.

Mais imagens:

Momentos de vaidade também fazem parte da rotina das idosas do Asilo São José | Imagem: Nathalia Claro
Fisioterapeuta acompanha idosos do Asilo São José | Imagem: Nathalia Claro
Idosos precisam também de carinho e atenção. Visite o Asilo! | Imagem: Nathalia Claro

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos