Em Corumbá, tanto a empresa de luz Energisa quanto a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, Sanesul, possuem o programa da Tarifa Social, que é um desconto de até 65% sobre o valor mensal dos serviços de luz e água. Esse benefício é exclusivo para população de baixa renda. Para se cadastrar na Tarifa Social, o cliente deve preencher a critérios específicos, tais como possuir renda mensal de até um salário mínimo.

A Tarifa Social de Energia Elétrica, também conhecida como Baixa Renda, é escalonada por faixas de consumo, com valores mais baixos do que os praticados nos consumidores residências normais, subsidiada para consumo até 220 kWh.

Matéria continua após a publicidade

Critérios da Energiza:

1 – Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda mensal por pessoa menor ou igual a ½ salário mínimo;

2 - Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;

Matéria continua após a publicidade

3 - Famílias com Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), Lei LOAS;

4 - Família indígena ou quilombola.

PARCELA DE CONSUMO MENSAL DE LUZ - PERCENTUAL DE DESCONTO

MENOR OU IGUAL A 30 KWH   65%

MAIOR QUE 30 KWH E MENOR OU IGUAL A 100 KWH     40%

MAIOR QUE 100 KWH E MENOR OU IGUAL A 220 KWH   10%

​MAIOR QUE 220 KWH      ​0% não ter conta da atrasada e o consumo de água não deve ultrapassar 20 mil litros por mês.

Já em relação a água, tem direito à Tarifa Social o cliente da Sanesul que atenda os seguintes critérios:

1 – Residência unifamiliar (residência para uma família), ou seja, cadastrado como 1 economia residencial;

 2 – Morador de sub-habitação (barraco) ou construção em alvenaria, madeira ou outro material em área de até 50m² ;

 3 – Consumidor monofásico de energia elétrica com consumo médio de até 100Kwh/mês;

 4 – Estar adimplente com a SANESUL (sem contras atrasadas). Caso esteja inadimplente, deverá efetuar acordo para pagamento dos débitos;

 5 – Consumo mensal de até 20 mil litros de água;

 6 – Comprovar renda familiar de até 1 salário mínimo.

Como se cadastrar

Para ser beneficiária da Tarifa Social na Energisa, depois de inscrito no Cadastro Único, o responsável pela família deve solicitar na Distribuidora de Energia Elétrica o recebimento da Tarifa Social de Energia Elétrica e apresentar os seguintes documentos: NIS - Número de Identificação Social;  CPF; Carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto; Conta de Energia Elétrica.

Para solicitar o benefício na Sanesul, o cliente deve se dirigir ao Escritório de Atendimento, com a última conta de água/esgoto e o CPF. É só registrar o pedido e aguardar a realização da avaliação.

Dê sua opinião, comente esta matéria!

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.

Já leu?

Leia nossos Artigos