Opinião

Corumbá, a cidade que é tratada como “come-resto”

Ontem eu recebi com muita tristeza o cancelamento da edição 2017 do Festival América do Sul. Ainda que usem um joguinho de palavras ao dizer que foi um “adiamento” ou que a data foi “transferida” - uma vez que não há lógica alguma em dizer…
Opinião

A rotatória de outro Mundo

No planeta, pelo menos 3 mil pessoas morrem diariamente em ocorrências no trânsito - segundo dados das Organizações das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o cenário também é preocupante: O país aparece em quinto lugar no ranking…
Opinião

O recado que a Bolívia quis dar ao PCC

Foi com muita surpresa e horror que eu vi ontem (14) uma das cenas mais surreais já gravadas e distribuídas nas redes sociais: reféns na porta de uma loja de relógios de luxo -localizada no centro da cidade de Santa Cruz, Bolívia -…
Opinião

O Presidente Conivente

Que dias estamos vivendo, senhoras e senhores! Assim como vocês leitores, eu também fiquei perplexo com os acontecimentos de ontem (19): bolsa despencando, dólar subindo, mais prisões de gente importante, Senador sendo suspenso de…
Opinião

O Carijó e o “Homem do Chapéu”

No início dos anos 90 na não tão pacata cidade de Corumbá iniciou-se uma verdadeira “guerra” do entretenimento noturno naquela localidade - quando os pagodes ainda não tinham o apelo popular que têm hoje e pelos menos cinco danceterias…
Opinião

Por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento

Se existe uma coisa que me deixa absolutamente transtornado é o total descaso do serviço público ou a não-prestação de um serviço público de qualidade. Em boa parte isso só acontece porque nós - contribuintes - não valorizamos a utilização…
Opinião

“Atirei no que vi, acertei no que não vi”

A frase-título deste artigo é creditada por muitas vezes à Pedro Malasartes - personagem fictício comum à várias historinhas infantis recheadas de muita malandragem e enganação - que nesse caso, faz parte dessa pequena charada…
Opinião

Super-Assessoria

Na semana passada foi veiculada em alguns jornais do Estado a “notícia” que o ex-prefeito de Corumbá - Paulo Duarte (PDT) - derrotado nas eleições 2016 pelo candidato tucano Ruiter Cunha de Oliveira (PSDB)- seria agora o…
Opinião

Virando o jogo que escolheram para o Corumbaense

Ontem eu acompanhei duas matérias publicadas neste jornal online. A primeira delas apresentava 12 candidatas à “musa” do campeonato de futebol estadual, em um concurso promovido por uma emissora de TV. A outra matéria era sobre a
Opinião

Influenciadores de idiotices

Um youtuber - um completo idiota - se enfiou em uma caixa e se despachou por uma transportadora. No título do vídeo ele alega ter se enviado pelos Correios, assim dá mais audiência (não, não vou por o link, este palhaço não merece…
Opinião

Agora é com o Reinaldo

Logo no primeiro ano de mandato do Governador Reinaldo Azambuja, escrevi uma análise do seu primeiro ano de governo que vocês podem recordar novamente, aqui. Um primeiro ano de mandato geralmente é marcado por uma “arrumação na…
Opinião

Parecia Rio de Janeiro, mas era Corumbá

Não é de hoje que o maior cartão postal da nossa linda Corumbá vem sofrendo com o vandalismo aos domingos na Avenida General Rondon, na Praça Generoso Ponce pra ser mais específico. Um dos lugares onde famílias levam seus filhos…
Editorial

Fumaça e impostos

Quem mora no Pantanal sabe muito bem que vive uma existência repleta de extremos: quando é calor, as temperaturas atingem fácil a casa dos 40ºC e caem drasticamente para 5ºC quando é época do frio “duro”. Quando chove, é um…