Por: Redação

Itabus abraça a campanha "De Olhos nos Olhinhos" no Rio de Janeiro

A Itabus, empresa de Mídia em movimento, reconhecida por sua participação em diversas campanhas sociais, adiciona mais uma importante iniciativa ao seu histórico solidário. Pela segunda vez, a companhia abraça a campanha “De Olho nos Olhinhos”, um projeto criado pelo apresentador Tiago Leifert e a sua esposa, Daiana Garbin, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o Retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que afeta principalmente crianças.

Com uma longa adição de envolvimento em causas nobres, a nova campanha tem seu início marcado para o dia 11 de setembro. A Itabus tem apoiado organizações renomadas como o Reame, Médicos Sem Fronteiras (MSF), Instituto Ronald McDonald, Actionaid (premiada na categoria Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela ABNM – Prêmio Marketing Contemporâneo 2019), Associação Rio-Abrace e Amigos do Figueira.

Dessa vez, os ônibus envelopados, pela Itabus, se tornarão um veículo itinerante de conscientização. Christiano Barros, Diretor da Itabus, expressa o compromisso da empresa com projetos significativos: “Estamos mais uma vez unindo forças para impactar positivamente a sociedade. Acreditamos que a informação é a chave para a prevenção, e estamos orgulhosos de apoiar a campanha “De Olho nos Olhinhos”.

Mais de 150 milhões de brasileiros foram impactados ano passado com o apelo de um pai e uma mãe. Tiago Leifert e Daiana Garbin fazem parte da Campanha “De Olho nos Olhinhos” com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. Uma dessas crianças é Lua, filha do casal. Aos 11 meses Lua foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua.


A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado. "Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma Tiago.

Daiana adverte: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como "olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”.


Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.


A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.