Por: Redação

Legal Operations: Por onde começar

No cenário jurídico brasileiro, a área de Legal Operations vem ganhando cada vez mais destaque como uma importante vertente do eixo Gestão e Eficiência para o Direito. Nesse contexto, surge uma obra fundamental para todos aqueles interessados em implementar as melhores práticas na área. A obra "Legal Operations: Por Onde Começar", foi coordenada por quatro grandes nomes do cenário jurídico nacional: Tayná Carneiro, Guilherme Tocci, Paulo Samico e Victor Cabral Fonseca.

Tayná Carneiro, CEO da Future Law, compartilha que a ideia de escrever o livro surgiu da percepção dos coordenadores de que havia uma lacuna de informações sobre o tema de Legal Operations. "Decidimos reunir um grupo diverso de lideranças referência na área para compartilhar suas perspectivas e oferecer orientações práticas. A obra é fruto da colaboração para a criar de um dos livros mais completos e abrangentes sobre o tema. Selecionamos os melhores especialistas em suas respectivas áreas para compartilhar seus insights e experiências. Ao todo, foram 42 autores", compartilha a advogada.

Considerados especialistas renomados em suas respectivas áreas de atuação, Tayná Carneiro, Guilherme Tocci, Paulo Samico e Victor Cabral Fonseca uniram forças para coordenar uma obra que reunisse conhecimento prático e acessível para ajudar outros profissionais a enfrentarem os desafios desse campo em constante transformação.

"Os principais desafios enfrentados por profissionais de operações jurídicas variam desde a gestão eficiente de processos e tecnologia até a coordenação de equipes multidisciplinares. O livro aborda essas questões oferecendo orientações sobre estratégias de implementação, melhores práticas de gestão e casos de estudo que auxiliam os leitores a lidar com esses desafios de forma eficaz", aponta Tayná.

As novas tecnologias exercem um papel crucial nas operações jurídicas, permitindo aumentar a eficiência e reduzir custos. O livro explora diversas formas de aplicar a tecnologia, como o uso de softwares especializados em gestão de contratos, automação de fluxos de trabalho e análise de dados para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

"Queremos - e podemos - proporcionar serviços jurídicos com mais qualidade. Seja com o apoio da tecnologia, com o emprego de habilidades interpessoais, com o uso de Legal Design e uma gestão de projetos mais preparada, acreditamos que é possível oferecer entregas eficientes e eficazes para as pessoas que lidam com o Direito", explica Guilherme Tocci.

Paulo Samico afirma que foram quase 7 meses discutindo os temas com os autores e refletindo sobre como desenhariam a obra. "São 8 eixos de ensino que guiam o leitor sobre como implementar uma área de Legal Ops. Insights, aprendizados, cases de sucesso, inspirações".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.