Por:

Celebração ao cinema nacional na telinha

'Terra em Transe' (1967): prêmio da crítica em Cannes | Foto: Divulgação

Em 2023, o cinema brasileiro comemora 125 anos e o Canal Brasil preparou uma mostra com 125 filmes nacionais que contam a história do audiovisual do país. As obras vão ao ar de segunda a quinta nas faixas de 18h15 e 22h30, a partir desta terça-feira (1º). É mais uma chance de conferir as produções que tiveram a grade do canal inteiramente dedicada a elas entre os dias 19 e 27 de junho.

Além de contar com seu vasto acervo de longas e curtas-metragens, o Canal Brasil buscou diversos novos títulos para chegar a uma lista com filmes premiados internacional e nacionalmente, de diretores da velha guarda e da atualidade, e com todas as camadas da sociedade representadas por grandes artistas.

A mostra contempla todas as fases emblemáticas do cinema brasileiro e teve início com o longa dirigido por Mário Peixoto, "Limite", de 1931. A partir de 1º agosto, vão ao ar filmes que brilharam no Festival de Cannes, como "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz, vencedor do Un Certain Regard em 2019, e "Terra em Transe", de Glauber Rocha, que ganhou o Prêmio da Crítica Internacional em 1967. Entre os destaques da programação especial também estão alguns dos maiores clássicos do cinema brasileiro, como "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Bruno Barreto, e "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade.

Ainda serão exibidos filmes que tiveram enorme destaque no mercado nacional recentemente: "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e "Marte Um", de Gabriel Martins. Serão exibidos também longas como "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, indicado a melhor filme de animação no Oscar de 2016, "Bicho de 7 Cabeças", de Laís Bodanzky, "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.