Por: Affonso Nunes

Morre Aracy Balabanian

Filha de imigrantes armênios, Aracy foi atriz da Globo por mais de 50 anos. Uma de suas personagens mais queridas pelo público foi a hilária Dona Armênia | Foto: Fotos Divulgação TV Globo

Uma das atrizes mais populares e carismáticas do Brasil sai de cena. Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. A notícia foi confirmada pela TV Globo, por parentes e amigos. Segundo a emissora, ela estava internada no Rio de Janeiro após ser diagnosticada com câncer de pulmão em dezembro.

A artista tinha mais de 50 anos de carreira e fez sucesso nas novelas com papéis como Violeta em "O Casarão" (1976), a Marta de "Ti Ti Ti" (1985), Armênia em "Rainha da Sucata" (1990) e Filomena Ferreto de "A Próxima Vítima" (1995). Um de seus papéis mais marcantes foi no seriado "Sai de Baixo", como a socialite Cassandra.

Aracy Balabanian nasceu na cidade de Campo Grande MS), em fevereiro de 1940. A atriz era filha de imigrantes armênios e passou a morar em São Paulo ainda criança. Foi na capital paulista que Aracy teve o primeiro contato com o teatro. "Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades", diz em entrevista publicada pelo site da TV Globo.

Após enfrentar a resistência do pai, Aracy estreou na emissora com a novela "O Primeiro Amor" (1972), de Walther Negrão. Ela interpretou a psicóloga Giovana, que disputou o amor de Luciano (Sérgio Cardoso) com Paula (Rosamaria Murtinho) e Maria do Carmo (Tônia Carrero).

O primeiro papel de destaque na TV veio com Gabriela, do programa infantil "Vila Sésamo" (1973). Já como protagonista, Aracy gravou as novelas "Corrida do Ouro (1974)" e "Bravo! (1975)". Entre 1986 e 1988, a atriz participou de duas novelas da Rede Manchete. Após fazer parte dos elencos de "Mania de Querer" (1986) e "Helena" (1987), ela retornou à Globo para "Que Rei Sou Eu?" (1989).

Um dos principais papéis da artista veio em "A Próxima Vítima" (1995). Ela interpretou Filomena Ferreto durante a exibição do sucesso da TV Globo. Antes, Aracy fez grande sucesso com o papel de dona Armênia em "Rainha da Sucata" (1990). Ambas foram escritas por Silvio de Abreu.

A carreira de Aracy ficou marcada pela personagem Cassandra em "Sai de Baixo". Durante o programa de humor que permaneceu no ar por seis anos, a artista contracenou com Miguel Falabella (Caco Antibes), Luís Gustavo (Vavá), Marisa Orth (Magda), Tom Cavalcante (Ribamar) e grande elenco.

Após o sucesso do humorístico, Aracy ainda atuou nas novelas "Sabor da Paixão" (2002), "Da Cor do Pecado" (2004), "A Lua me Disse" (2005), "Eterna Magia", (2007), "Passione" (2010), "Cheias de Charme" (2012), "Saramandaia" (2013), "Geração Brasil" (2014), "Sol Nascente" (2016) e "Pega Pega" (2017). Em 2019, atuou em "Sai de Baixo - O Filme". Naquele mesmo ano, trabalhou no especial de fim de ano da TV Globo, "Juntos a Magia Acontece".

Nomes das artes e colegas de trabalho homenagearam Aracy Balabanian logo que souberam de sua morte. Alexandre Borges disse que a artista vai fazer muita falta pois era uma mulher fantástica, mas que deixa muitas obras. "Ela era uma amiga pessoal, linda, e deixa trabalhos maravilhosos", disse no programa Encontro com Patricia Poeta.

Mguel Falabella, que contracenou com Aracy em "Toma Lá Dá Cá", afirmou que tem lembranças coloridas e ensolaradas com a artista. "Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu".

Isabel Teixeira, que interpretou Maria Bruaca em "Pantanal", homenageou a colega e disse que vai continuar a seguir os passos trilhados por ela. "Aquele nosso encontro, quase marcado, vai ficar para mais tarde. Fica aqui minha singela homenagem e a promessa que seguirei como uma navegadora atenta à rosa dos ventos desenhada por você".

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.