Por: Fernando Pedroso (Folhapress)
Surfando na moda de jipinhos no Brasil, a Mitsubishi começou a produzir o Eclipse Cross em sua fábrica de Catalão (GO). O modelo é um SUV compacto com jeito de cupê graças à inclinação mais acentuada na traseira.
Além de virar nacional, o utilitário esportivo ganhou duas novas versões mais baratas. A GLS, que parte de R$ 129.990, e a HPE, de R$ 144.990. As HPE-S (R$ 153.990) e HPE-S S-AWC, com tração nas quatro rodas, (R$ 161.990) continuam à venda.
O visual não muda, nem o motor 1.5 turbo de 165 cv acoplado a um câmbio CVT (sem trocas) que pode simular oito marchas. Todas as versões do Cross já contam com central multimídia com tela 7” e conexão para Android Auto e Apple Carplay.
A GLS já vem com nove airbags, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado digital automático, rodas 18”, entre outros. A HPE acrescenta pacote de cromados, bancos de couro com aquecimento, ajuste elétrico para o motorista, chave presencial, ar-condicionado de duas zonas e freio de estacionamento eletrônico.
A top de linha HPE-S, que continua sendo importada do Japão, inclui teto solar duplo, faróis de LED e controle de velocidade automático, que mantém o ritmo do veículo à frente. A versão 4x4 é com acionamento automático, mas com o motorista podendo selecionar os modos “neve” ou “cascalho” para diferentes tipos de piso.
O Cross foi batizado assim em homenagem ao esportivo que foi vendido no começo dos anos 1990 e foi popular entre jogadores de futebol.