O Verdadeiro NewBorn Americano!

Faça já as fotos do seu bebê !!!

Conheça o Studium A

Sobre o Jornal:

O Correio da Manhã é um jornal sul-mato-grossense criado em 2015, originalmente sob o nome de MS Diário, sendo um produto da agência de comunicação e marketing digital - Avantiz. Todos os direitos das matérias publicadas pertencem aos seus respectivos autores.

Fone e WhatsApp

(67) 99199-2448

Nosso E-mail

[email protected]

Saúde Fábio Marchi 24/Novembro/2021 / Última edição às 10:34:05

Em iniciativa própria, empresa realiza exames gratuitos para prevenção do câncer de próstata, em Corumbá

Campanha visa alcançar homens com mais de 40 anos até dia 30 de novembro, realizando exames PSA gratuitos para pedidos feitos pelo SUS


Corumbá - Uma boa notícia para os homens que já passaram da faixa dos 40 anos de idade, em Corumbá: uma iniciativa desenvolvida pelo laboratório particular ANALYSIS DIAGNÓSTICOS pode ajudar a combater o câncer de próstata, a segunda maior causa de mortalidade entre os homens, ficando abaixo apenas do câncer de pele.

O exame de sangue PSA - o primeiro passo para a identificação da doença - está sendo realizado de forma gratuita até o dia 30 de novembro, como explica a gerente do laboratório, Maísa de Souza:

“A campanha começou este ano, por uma ideia da Dra. Samira Zafalon - sócia da empresa e também nossa bioquímica responsável. Começamos uma campanha em Setembro, com o exame de preventivo para mulheres em nossas redes sociais, mas não teve muita procura, infelizmente. Era um exame gratuito, direcionado para aquelas mulheres que iam na Saúde Municipal e traziam pra gente com a solicitação do SUS. Embora a procura tenha sido baixa, resolvemos estender essa iniciativa neste mês, agora direcionada para os homens.”

O que é o exame PSA?

Incrivelmente muitos homens acabem desenvolvendo câncer de próstata por não fazerem o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que nada mais é que um simples exame realizado através da coleta de sangue. O exame é fundamental para a detecção de qualquer tumor desde o início, aumentando as chances de tratamento e cura.

Normalmente o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

Segundo Maísa, o PSA não é um exame de alto custo, mas os homens ainda relutam em fazer esse exame de sangue - que pode ajudar a salvar muitas vidas.

“Nós coletamos o material, enviamos para nosso laboratório parceiro e em cerca de seis dias os resultados já estão disponíveis de forma gratuita para os pacientes - que então poderão discutir os resultados com seus respectivos médicos(as) urologistas.”

Maísa reforça que para o exame ser gratuito, basta que a requisição seja feita através do sistema SUS:

“A campanha vai até o dia 30, então basta que o paciente traga para a gente o pedido do SUS, independente se for médico ou um profissional de saúde que solicite, nós vamos fazer o exame de forma gratuita em nosso laboratório.”


Laboratório estará oferecendo o exame PSA de forma gratuita para pedidos realizados pelo SUS até o dia 30 de Novembro. | Imagem: Fábio Marchi

TABELA SOCIAL

Pensando na acessibilidade à saúde, o laboratório ANALYSIS também possui uma “tabela social” de valores, para vários exames que o sistema publico de saúde não realiza:

“Vários exames de hormônios e outros exames complicados estão disponíveis para os pacientes a valores muito acessíveis, que atingem cerca de 40% de desconto, desde que os pedidos sejam realizados pelo SUS. Um exame muito pedido - por exemplo - o TSH T4 livre de hormônios, através da nossa tabela social sai por cerca de R$ 20,00 os dois, preços bem acessíveis para a nossa comunidade.”


SOBRE O PEDIDO

Se você é homem e possui 40 anos ou mais, basta dirigir-se ao posto de saúde na Rua Batista das Neves, entre Cáceres e Oriental, em frente a Loja Maçônica, levando cartão SUS ou documento de identidade - lembrando que os exames realizados na ANLYSIS serão gratuitos apenas até o dia 30 de novembro.

A SEGUNDA MAIOR CAUSA DE CÂNCER ENTRE HOMENS NO BRASIL

No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.1

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país em todas as Regiões brasileiras, com um risco estimado de 72,35/100 mil na Região Nordeste; de 65,29/100 mil na Região Centro-Oeste; de 63,94/100 mil na Região Sudeste; de 62,00/100 mil na Região Sul; e de 29,39/100 mil na Região Norte (Tabelas 4, 12, 22, 27 e 32).


Este jornalista também aderiu à campanha de prevenção ao câncer de próstata. | Imagem: Fábio Marchi

Comente esta matéria

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.