O Verdadeiro NewBorn Americano!

Faça já as fotos do seu bebê !!!

Conheça o Studium A

Sobre o Jornal:

O Correio da Manhã é um jornal sul-mato-grossense criado em 2015, originalmente sob o nome de MS Diário, sendo um produto da agência de comunicação e marketing digital - Avantiz. Todos os direitos das matérias publicadas pertencem aos seus respectivos autores.

Fone e WhatsApp

(67) 99199-2448

Nosso E-mail

[email protected]

Saúde Redação 19/Março/2020 / Última edição às 20:46:45

Ônibus com boliviana com suspeita de Coronavirus é interceptado em Corumbá

O incidente aconteceu na noite desta quinta feira (19) no posto fiscal conhecido como Lampião Aceso


Corumbá - Um ônibus comercial foi interceptado hoje no posto fiscal conhecido como “Lampião Aceso”. Segundo as informações levantadas por este Correio, a Secretaria de Saúde foi informada que uma boliviana que teria havido contato com um paciente estava embarcada nesse veículo, com destino à Bolivia.

Após a interceptação, o veículo foi escoltado pelas autoridades policiais ao quartel de Bombeiros Militar de Corumbá, onde o secretário de Saúde Municipal Rogério Leite deu as devidas explicações aos passageiros:

“Nós tivemos uma pessoa que nos ligou, uma médica que atendeu essa paciente, pegou todo o histórico dela e falou para ela não viajar, não embarcar e avisou para ela não pegar esse ônibus, mas ela não obedeceu as recomendações”.

Segundo Dr. Rogério, a médica sabia do seu destino e ligou para a Saúde Municipal, para alertar que ela poderia ser uma possível contactante de uma pessoa que teve o diagnóstico de COVID-19 em São Paulo. Segundo Rogério:

“Isso que nós estamos fazendo é para a proteção de vocês e da família de vocês. Pra que vocês entendam o que aconteceu nos outros países, as pessoas não tinham esse cuidado, chegavam em casa e contaminavam todo mundo. Então isso é necessário”.

E o Secretário Municipal de Saúde completou:

“Eu peço perdão pela forma como aconteceu, porque a gente não tinha como contactar vocês, a notícia teve que ser desta forma, mas quero deixar bem claro para vocês o seguinte: vocês foram contactantes de uma provável suspeição de infecção.”

Rogério disse que fez a coleta dos exames da boliviana e que todos os eus dados foram enviados para a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a passageira suspeita irá direto para a Bolívia - mas que todos os outros passageiros que estavam no ônibus deverão seguir um protocolo de isolamento:

“Todos os passageiros receberam um checklist, que deverá ser preenchido, com todas as informações de onde estiveram, com quem tiveram contato, qual foi o motivo da viagem. Isso é muito importante para que a gente possa rastrear uma possível disseminação da doença.”

O Secretário também explicou como funcionará o procedimento de isolamento dessas pessoas que tiveram contato com a passageira suspeita:

“Nós teremos os resultados dela em 48 horas. Nessas 48 horas o que manda o protocolo é que todos vocês fiquem em isolamento por pelo menos 7 dias. Nós pegamos o telefone de cada um de vocês e vamos manter contato nas próximas 24 horas para saber o estado de saúde de cada um de vocês. E assim que sair o exame dela, positivo ou negativo, nós entraremos em contato com vocês também, encerrando ou não o isolamento.”

PREVENÇÃO

A maior arma contra o Coronavirus COVID-19 é a prevenção. Para isso, todos devem seguir o máximo possível as recomendações da OMS - Organização Mundial de Saúde, tendo o ISOLAMENTO como a melhor medida, evitando multidões e aglomerações de pessoas, além de:

- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

- Evite aglomerações, se estiver doente ou não.

- Mantenha os ambientes bem ventilados

- Não compartilhe objetos pessoais.

- Não toque ou beije as pessoas, ao cumprimentar.

- Caso toque em superfícies públicas, desinfete as mãos com álcool e sabão o mais rápido possível.

- Evite roer unhas, chupar dedo ou tocar o rosto com as mãos.

- Lave regularmente o rosto com água e sabão.

- Busque atendimento médico apenas se tiver febre e desconforto respiratório. Evite sobrecarregar o sistema sem necessidade emergencial.

- Tenha cuidado redobrado ao entrar em contato com idosos, gestantes, diabéticos e pacientes em tratamento de saúde.

- Baixe o app do Sus especialmente criado para monitorar o Coronavirus. Lá além de mais dicas atualizadas, você pode informar o seu estado de saúde pelo próprio app.


Comente esta matéria

ATENÇÃO: Os comentários desta matéria são gerenciados pelo Facebook - que posta, agrega os comentários e os exibe nesta página. Este site não se responsabiliza por qualquer comentário indevido, feito à qualquer pessoa ou instituição - sendo cada comentário, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores e as denúncias deverão ser encaminhadas diretamente ao Facebook.