Por: Por Ana Luiza Rossi

O 'Coração de Aço do Brasil' comemora seus 70 anos

Prefeito afirma que programas da melhor idade é retribuição por construírem a cidade | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

No marco dos 70 anos de Volta Redonda, comemorado nesta quarta-feira, dia 17 de julho, o prefeito Antonio Francisco Neto compartilhou suas perspectivas sobre o futuro em entrevista exclusiva ao Correio Sul Fluminense. Ainda, avaliou ações e os investimentos que acontecem no município.

Em seu quinto mandato no governo municipal - e vislumbrando o sexto - Neto destaca que a cidade caminha para bons horizontes, mas ainda precisa de cuidados mesmo com a casa organizada. "As contas hoje estão em dia, os salários dos servidores são pagos dentro do mês e ainda conseguimos dar aumento", explicou.

Outro ponto de destaque foi sobre a geração de empregos e investimentos na cidade. Entre eles, a entrega do Hospital Veterinário, que está em construção no bairro Rústico, e a expansão do Hospital São João Batista, localizado no São Geraldo, que possui previsão de finalizar ainda no fim de 2024. "Estamos construindo praticamente um novo hospital. O Faria, que já tinha construído o Hospital Regional, está fazendo um trabalho excepcional nesta obra", destacou Neto sobre a parceria com o vice-prefeito, Sebastião Faria.

- Estamos com grandes obras em andamento, que vão preparar a infraestrutura para o crescimento das próximas décadas. Em todas as áreas precisamos avançar, mas inegavelmente estamos bem melhores do que encontramos em 2021 - complementou.

Com tantas obras de infraestrutura em paralelo, a população aguarda para colher os frutos. Apesar dos transtornos, Neto afirma que são passageiros e os benefícios serão sentidos por décadas. "Sem estas obras a cidade vai literalmente parar em alguns anos", disse.

Macaque in the trees
Neto falou sobre Plano de Mobilidade Urbana na cidade | Foto: Arquivo/PMVR

Parte dos investimentos da cidade estão incluídos no Plano de Mobilidade Urbana, em destaque, as obras do novo viaduto sobre a Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Niterói, e a alça de acesso ao Viaduto Heitor Leite Franco, que liga o Aterrado a outros bairros, para que possa melhorar a fluidez do trânsito. As duas obras fazem parte de um pacote de investimentos de quase R$ 140 milhões do Governo do Estado.

Outros investimentos destacados por Neto, já concluídos, é a Creche Dauro Aragão, que disponibilizou cerca de 400 vagas; os novos leitos no Hospital do Retiro; o Centro Cardiológico, que atende centenas de pessoas por mês; e a inauguração do viaduto no bairro Siderville.

Geração de empregos e parceria com CSN

Questionado sobre os empregos da cidade se ancorarem na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e comércio, o prefeito destacou que o setor de serviços é igualmente importante.

"Nosso governo é um dos maiores fomentadores de cursos profissionalizantes do Estado do Rio. Estamos cobrando melhorias no sistema de produção da CSN e isso fez com que a empresa aumentasse o número de contratações", afirmou.

E o prefeito ainda não deixa de citar a poluição ocasionada pela siderúrgica, que tem sido tema de discussão na cidade: "Vamos buscar reduzir a poluição e aumentar os empregos", prometeu.

Ainda no cenário de empregabilidade, Neto destacou que a prefeitura deu pleno apoio para as obras de expansão do Sider Shopping, que terá seus primeiros espaços inaugurados no primeiro semestre de 2025 e, acrescentou que atuou "em todos os setores para que a geração de emprego se mantenha em alta, mas é necessário sempre buscar mais. Estamos sempre em contato com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Aciap (Associação Comercial Industrial e Agropastoril), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e demais entidades que possam ajudar a gerar emprego e renda".

Agradecimento à Melhor Idade

Reconhecido por investir em programas para a terceira idade, Neto coloca que os projetos voltados nada mais são do que uma retribuição aos que fizeram pela cidade e ainda fazem no processo de reconstrução do município, que segundo o prefeito, ainda segue em curso. "A mensagem que tenho para eles é de agradecimento, de gratidão a tudo que eles já fizeram e fazem", afirmou.

Entre os projetos de valorização, o prefeito de Volta Redonda destacou ainda o Centro de Cuidados à Pessoa com Alzheimer e Familiares e a construção da Instituição de Longa Permanência para Idosos, no bairro Roma.

Destaque na área de esportes da cidade

Para concluir, o Neto destacou a retomada de projetos esportivos que estavam totalmente parados, com o trabalho da Secretária de Esporte, Rose Vilela. "Temos o projeto de natação com o Thiago Pereira, o hipismo, ginástica, futebol. Temos muita coisa legal acontecendo", destacou.

O projeto social "Nadando com Thiago Pereira", sediado no Parque Aquático Municipal, oferece aulas de natação gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com o objetivo de ensinar a prática sem preparo para alto rendimento. Na temporada deste ano, 360 alunos do município foram inscritos.

E reconhecida como a única escola pública de hipismo do país, a Escola de Hipismo da Fundação Beatriz Gama (FBG) oferece aulas de equitação para jovens de 8 a 16 anos. Esteve acertada, inclusive, que a equipe fará participação no Campeonato Brasileiro de Escolas e Aspirantes, que acontece entre os dias 25 e 28 de julho de 2024 em Curitiba, no Paraná.

Comemorações

A prefeitura de Volta Redonda promoverá nesta quarta-feira (17), às 8 horas, uma cerimônia cívica em comemoração aos 70 anos de emancipação política-administrativa do município.

Durante a solenidade, marcada para a Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, em frente ao Palácio 17 de Julho, autoridades municipais hastearão as bandeiras Nacional, do Estado do Rio e do município. A Banda e o Coral Municipal se encarregarão de executar os hinos Nacional e de Volta Redonda, além do tradicional "Parabéns para Você" para a chamada Cidade do Aço. A comemoração será restrita, segundo informou a prefeitura.

Macaque in the trees
Comemorações do aniversário de Volta Redonda incluem a conclusão de obras | Foto: Arquivo/PMVR