Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Empresa de Luciano Huck, Familhão sorteia apenas 1% do valor que pode arrecadar

Site do programa destaca prêmio oferecido | Foto: Reprodução

Anunciado por um de seus sócios, Luciano Huck, o Familhão prevê o sorteio total de R$ 4 milhões, o que corresponde a 1% dos R$ 400 milhões que a iniciativa tem capacidade de arrecadar. A Mega-Sena e a Quina distribuem para os vencedores 43,35% do total apostado.

Cada rodada mensal do Familhão prevê a participação de até 5 milhões de "números da sorte". Ou seja, a probabilidade de ganhar o prêmio chegaria, no limite, a uma em cinco milhões. Para participar é preciso pagar R$ 20 por mês. Segundo o site da Caixa, quem gastar R$ 15 para escolher seis números na Quina tem uma chance maior de ser vencedor, uma em 4.006.669. O sorteio marcado para a noite de ontem previa uma premiação de R$ 30 milhões.

 

Compras

A última apuração do Familhão programada para este ano será em junho. A promoção funciona como os antigos carnês do Baú da Felicidade: os participantes têm o direito de usar o dinheiro gasto para comprar serviços e produtos em empresas conveniadas.

Barra de ouro

Mas o grande chamariz é o prêmio — um certificado de barra de ouro no valor de R$ 1 milhão. A entrega é feita pelo próprio Huck, que vai à casa dos premiados ou os recebe no palco de seu programa de TV. Os vencedores são definidos em sorteios da Loteria Federal.

Empresa de Huck é sócia da responsável pelo programa

O site do Familhão diz que a atração é de responsabilidade da D V Engajamento e Intermediação, sociedade anônima fechada. O site da Receita Federal registra que a D V foi fundada em fevereiro de 2023. De acordo com reportagem do site Pipeline, do jornal Valor Econômico, a D V é uma associação entre Vertem e a Dilus — o nome de Huck consta como sócio-administrador desta empresa no site da Receita.

Em entrevista ao jornal Meio & Mensagem, Huck afirmou ser sócio do Familhão, e que participa da iniciativa "desde a pedra fundamental". Segundo ele, no primeiro mês, o projeto conseguiu meio milhão de assinaturas.

'Lojão'

Na entrevista, Huck classificou o Familhão de "lojão" e disse que o programa era importante para as empresas parceiras, onde os clientes poderão fazer compras: "É uma ferramenta muito importante de otimização de CAC (custo de aquisição de clientes", afirmou.

Resgate

No início da noite, em resposta a questionamentos feitos pela coluna, a assessoria do Familhão reiterou que o valor pago é "resgatado por meio de produtos". Afirmou que o sorteio é um dos componentes do pacote promovido pela plataforma de benefícios.

Venda de pontos

Segundo a D+V, não se pode falar em probabilidade de alguém ser sorteado, porque programa não "vende" o sorteio, mas trabalha com pontos que são trocados por produtos ou serviços. Frisa que empresas parceiras ainda oferecem cupons com descontos específicos.

 

Milhão

Mas, em comerciais de TV, a publicidade do Familhão, estrelada por Luciano Huck, destaca o sorteio. O site da promoção na internet traz a imagem do apresentador e ressalta a frase que remete à possibilidade de se obter o prêmio: "Já pensou ganhar R$ 1 milhão?".