Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Verbas de emendas para fortalecer Rui Costa

Ministro é um possível candidato à Presidência | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Lideranças importantes do Congresso Nacional identificam na ânsia do governo por verbas de emendas parlamentares uma articulação em torno da eventual candidatura do ministro Rui Costa, da Casa Civil, à Presidência da República.

Ao direcionar o dinheiro das emendas para obras do PAC, o Planalto fortaleceria a imagem do ministro, responsável pela coordenação do novo Programa de Aceleração do Crescimento.

Tentado a não disputar a reeleição, o presidente Lula, ao estimular Costa, fortalece a disputa interna no PT entre ele e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, outro possível candidato ao Planalto. Costa representou o governo na reunião no Supremo Tribunal Federal que discutiu as emendas.

 

Antes do prazo

O texto do acordo entre Legislativo e Executivo que viabilizará o novo perfil de distribuição de emendas parlamentares deverá ficar pronto antes do prazo de dez dias estabelecido na nota conjunta divulgada na terça. O documento tende a respeitar o que foi acordado.

Canetada

A maior parte das novas regras para emendas dependerá de uma resolução do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na terça, ele disse que um dos pontos, a adequação dos valores à receita líquida, dependeria de emenda constitucional.

Datafolha: situação delicada de apoiados por Bolsonaro

Marçal e Bolsonaro romperam amizade | Foto: Reprodução/Instagram

A nova rodada do Datafolha não entregou boas notícias para Jair Bolsonaro (PL). Os candidatos que ele indicou em Belo Horizonte, Recife e Rio estão bem longe da liderança.

Pior: em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), ficou atrás, em situação de empate técnico, de Pablo Marçal (PRTB), que encarna uma espécie de bolsonarismo sem Bolsonaro

Desde o fim da semana passada que o ex-presidente e alguns de seus filhos iniciaram uma artilharia pesada contra Marçal, que ontem respondeu no mesmo tom. Há, na família Bolsonaro, o temor de que Marçal se consolide como alternativa na extrema direita.

Base rebelde

O Datafolha confirmou o que a coluna destacou ontem com base na pesquisa AtlasIntel: a liderança de Marçal entre evangélicos e eleitores de Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio Padilha. Perder o controle da base seria terrível para o ex-presidente.

Na carona

Na carona de candidatos de outros partidos, Lula se saiu melhor na pesquisa: Guilherme Boulos (Psol) em São Paulo, Eduardo Paes (PSD) no Rio e João Campos (PSB) em Recife estão na frente. O petista Rogério Correia, em BH, tem apenas 7% das intenções de voto.

Voepass e Latam

Coordenador da comissão da Câmara para acompanhar investigações do acidente com o ATR, o deputado Bruno Gaen (Pod-SP) quer apurar a ligação da Voepass com a Latam. Como a Coluna Magnavita mostrou, a relação entre elas vai além de compartilhamento de voos.

Oscilações

Gaen pretende também investigar as muitas oscilações na velocidade do ATR registradas pelo site Fligthradar na véspera e no dia do acidente e que indicariam falhas nos motores. Representantes da Voepass, da ATR e da Aeronáutica deverão ser ouvidos pela comissão.