Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Oposição vai protocolar impeachment de Moraes

Pedido contra ministro será entregue no próximo dia 9 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A bancada bolsonarista no Senado promete protocolar no próximo dia 9 o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O gesto ocorrerá dois dias depois do ato em protesto contra Moraes previsto para ocorrer em São Paulo.

Ao longo da semana, a oposição também quer protestar contra a decisão do ministro de bloquear o X, rede social do bilionário Elon Musk, no Brasil — a medida foi respaldada pelos outros quatro integrantes da Primeira Turma do STF.

Segundo o senador Carlos Portinho (PL-RJ) o protesto vai se concretizar com obstruções em trabalhos de comissões e no plenário, uma forma de pressão que também visa atingir o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

 

Avalista

Na avaliação da oposição, Pacheco é avalista do processo que permite um excesso de poder ao STF e uma diminuição do papel do Senado. Além do caso do X, senadores do PL reclamam do bloqueio de recursos da Starlink, outra empresa de Musk, determinado por Moraes.

Representante

A decisão do STF atinge a X Brasil Internet Ltda que, segundo seu CNPJ, está sediada em São Paulo. Desde o mês passado, a firma não tem um executivo no país. O artigo 1.134 do Código Civil exige, de empresas estrangeiras, "prova de nomeação do representante no Brasil".

Nunes quer impedir repetição de gestos de Marçal

Marçal faz símbolo durante fala de Datena | Foto: Reprodução

A campanha do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, decidiu exigir que organizadores dos próximos debates impeçam a repetição do que houve domingo, na TV Gazeta: Pablo Marçal (PRTB) aproveitava a tela dividida com um adversário para fazer com os dedos o símbolo de sua campanha e para, com o movimento labial, pedir votos.

Nestes 30 dias de campanha ainda haverá, pelo menos, mais cinco debates. O confronto de anteontem foi marcado pela troca de ofensas entre os candiatos: o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e Marçal por pouco não chegaram a um confronto físico.

Fora do tom

Baseados em pesquisa qualitativas feitas durante o debate, campanhas arriscam dizer que a agressividade até aqui demonstrada por Marçal indica ter ultrapassado alguns limites. As duas pesquisas quantitativas a serem divulgadas nesta semana vão tirar a dúvida.

Marta

No debate, Guilherme Boulos (Psol) falou três vezes o nome de sua candidata a vice, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Ressaltar a presença dela na chapa é uma tentativa de conquistar mais votos na periferia, onde Boulos tem maiores dificuldades para conquistar eleitores.

Glauber X Lira

Com base em reportagem da revista piauí, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) protocolou na Procuradoria-Geral da República pedido de investigações contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Inquérito contra Lira foi arquivado pelo ministro Gilmar Mendes.

Terno

A reportagem cita que foi encontrada nota fiscal que indicaria o uso de dinheiro público para a compra de um terno para o presidente da Câmara. Braga acusa Lira de ser o responsável pelo processo de cassação de seu mandato que corre no Conselho de Ética da Câmara.