Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Caiado procura o STF para salvar lei ambiental

Lei sancionada é acusada de desproteger ambiente | Foto: Valter Camargo/Agência Brasil

Em tempos de queimadas e de seca, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), esteve ontem no Supremo Tribunal Federal para defender mudanças na legislação ambiental do estado questionadas pelo Rede Sustentabilidade.

A conversa foi com o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade, ministro Cristiano Zanin.

De acordo com o partido, as alterações, aprovadas no ano passado pela Assembleia Legislativa e sancionadas por Caiado, são inconstitucionais e diminuem a proteção ambiental no estado.

A tarefa de Caiado não é simples: então procuradora-geral da República, Elizeta Maria de Paiva Ramos analisou os dez pontos levantados pelo Rede e concluiu que todos eram procedentes.

 

Estádio do Fla

A assessoria do prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD), não respondeu que prédios residenciais na área portuária justificariam sua decisão de usar cerca de R$ 100 milhões da prefeitura para retirar estrutura de gás do terreno destinado ao estádio do Flamengo.

1% da área

A nota diz que a estrutura, uma estação de gás, ocupa 1% da área. A prefeitura não respondeu que risco isso ofereceria a prédios. No dia 29, a coluna Magnavita revelou a necessidade de remoção de estruturas. Na terça, O Globo publicou a existência de outros obstáculos.

Campanha de Boulos comemora pesquisa

Candidato do Psol: mais votos, menos rejeição | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A pesquisa Quaest animou a campanha de Guilherme Boulos (Psol) para a prefeitura de São Paulo — em nota, chegou a dizer que ele está garantido no segundo turno.

Três números foram bem comemorados: a oscilação de dois pontos positivos (tinha 21% das preferências semana passada, passou para 23%), a tendência de diminuição de sua rejeição (de 48% para 46%) e a redução da diferença para Ricardo Nunes (MDB) num eventual segundo turno: era de 15 pontos (48% a 33%) e foi para 11 (46% a 35%).

A oscilação negativa de Pablo Marçal (PRTB) — de 23% para 20% — aponta para um segundo turno entre Boulos e Nunes.

PGR contra

Na avaliação dela, as mudanças contrariam a legislação federal, diminuíram a proteção do cerrado, autorizam supressão de vegetação nativa, dificultaram o acesso a informações relativas aos processos, diminuíram de maneira irregular as multas por transgressões.

Fazendeiro

Fundador da União Democrática Ruralista, Caiado recebeu este ano o título de Personalidade do Agro Nacional. Em sua declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral em 2022, afirmou possuir 17 fazendas, 13 glebas de terras e criações de bovinos e equinos.

Mesma nota

Em redes sociais, Paes afirmou que a estrutura não pode ficar em área "que já vem recebendo tantos edifícios residenciais." O terreno abrigou um grande depósito de gás. À coluna, a prefeitura apenas enviou a mesma nota passada pela Naturgy, distribuidora de gás

Haja cadeira

Tome debate em São Paulo: além dos quatro já confirmados (SBT, amanhã; Record, dia 28; Folha/Uol, 30 e Globo 03/10), deverá haver um promovido pelo Flow News no dai 23. A regra prevê punições para xingamentos e ofensas — e ida pro chuveiro depois do terceiro amarelo.