Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Candidato do Psol precisa aumentar rejeição de Nunes

Boulos foi ontem a Brasília se encontrar com Lula | Foto: Divulgação/Leandro Paiva

A pesquisa Datafolha, que deu 22 pontos de vantagem para Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo, obrigará Guilherme Boulos (Psol) a acentuar os ataques para tentar aumentar a rejeição do seu adversário.

A situação não é simples, já que uma postura agressiva pode aumentar ainda mais o percentual dos que disseram não votar no psolista (58%, contra 37% que afirmaram o mesmo em relação ao emedebista).

Ao mesmo tempo, Boulos, como mostrou ontem na entrevista à CBN, ressaltará propostas focadas em eleitores de Pablo Marçal (PRTB), como mototaxistas e motoristas de aplicativos. Chegou a citar Marçal ao dizer que adotaria sua proposta de ter mais esporte nas escolas.

 

No freezer

Nunes se surpreendeu com o placar de 55% a 33% de intenções de voto revelado pelo Datafolha. Suas pesquisas previam uma boa vantagem, mas não tão grande. O resultado reforçou a decisão do emedebista de evitar debates, quer colocar o segundo turno no freezer.

Festa danada

Boulos aproveitou o fato de Nunes ter dito que, se houver pedido de Jair Bolsonaro, chamará Paulo Guedes para a Fazenda. O psolista publicou em redes sociais frases em que o ex-ministro criticou a ida de empregadas domésticas à Disney e comparou servidores a parasitas.

Nunes confirma presença no debate da Band

Tarcísio com Nunes no Palácio dos Bandeirantes | Foto: Divulgação/Campanha de Ricardo Nunes

Acusado por Boulos de fugir ao encontro na CBN — seria um debate, virou entrevista —, Nunes confirmou presença no confronto, segunda-feira, na TV Band.

Não revelou, porém, se vai ao debate programado para o dia 19 na Record. Ele tenta diminuir o número desses programas, aceita ir no máximo a três.

A campanha do emedebista comemorou o fato de a Rede TV ter formado um pool com a Folha de S.Paulo e com o UOL para promover seu debate neste segundo turno.

No primeiro turno, o portal fez dois debates, um com a emissora, outro com o jornal. Boulos diz que topa até nove confrontos.

Fora da lei 1

Aliados de Nunes e de Boulos infringiram a lei eleitoral que proíbe a utilização de bens públicos em campanhas. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, recebeu prefeitos no Palácio dos Bandeirantes para pedir votos para o emedebista, que estava presente.

Fora da lei 2

Já o presidente Lula, de acordo com reportagens publicadas ontem, usou a Granja do Torto, uma das residências oficiais, para gravar mensagens com candidatos que apoia, entre eles, Boulos. Procurados, as campanhas de Nunes, do Psol e o Planalto não se pronunciaram.

Missão nos EUA 1

O Correio Bastidores perguntou, mas o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica não responderam se, nesta sexta-feira, um avião da FAB vai mesmo cumprir outra missão: levar 109 militares e civis para cursos sobre defesa em Washington, nos Estados Unidos.

Missão nos EUA 2

Segundo dados obtidos via Lei de Acesso à Informação, o avião ficará nos EUA até o fim das atividades, no dia 19. A FAB não revelou se, para a viagem, utilizará seu outro KC-30 (Airbus 330), semelhante ao que está sendo usado para resgatar brasileiros no Líbano.