Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | PM paulista: MDB preserva Tarcísio de Freitas

Governador tem sido poupado por aliados | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pelo sim, pelo não, os partidos do, digamos, Centrão ampliado vai evitar engrossar o coro contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticado, nos últimos dias, por crimes cometidos por policiais militares.

Apesar da gravidade dos fatos e da manutenção, por Tarcísio, do secretário de Segurança, Guilherme Derrite, a orientação, por enquanto, é de não tomar atitudes precipitadas.

Presidente do MDB, o deputado Baleia Rossi (SP) deu o tom em duas postagens no X, ex-Twitter. Na primeira, criticou duramente a ação policial que culminou com um cidadão sendo jogado do alto de uma ponte na capital paulista.

Ele, porém, elogiou a corporação e o governador, e centrou fogo no policial.

 

'Bandidos'

Baleia falou que a grande maioria da PM é formada por pessoas de bem e que na corporação há bandidos infiltrados que precisam ser expulsos. Depois, elogiou a fala em que o governador condenou também o PM que atirou nas costas de rapaz que furtara um mercado.

Bem na foto

Na sexta, o presidente do MDB postou foto ao lado de Tarcísio, que acabara de ser condecorado pela Câmara dos Deputados com a Medalha do Mérito Legislativo. Apesar dos carinhos e da aliança na eleição municipal, o partido não tem secretaria no governo paulista.

Como Kassab, Baleia quer guardar governador para 2030

Presidente do MDB prefere reeleição de Tarcísio | Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Entre correligionários, Baleia tem defendido a mesma posição já verbalizada pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, secretário de Governo e de Relações Institucionais de São Paulo.

Para ele, Tarcísio não deve tentar a Presidência em 2026, até para não se arriscar a uma derrota diante de Lula, visto no partido como o grande favorito.

Sustenta que, até pela pouca idade — tem 49 anos —, Tarcísio deve se preservar para disputar o Planalto em 2030.

Destaca também que sua reeleição ao governo é importante até para provar que não depende apenas de Jair Bolsonaro, o grande responsável pelo seu triunfo em 2022.

Derrite

O Centrão-raiz foi ainda mais explícito. Presidente do PP, Ciro Nogueira elogiou Derrite — deputado federal licenciado do PL — e lançou sua candidatura ao Senado em 2026, caso Tarcísio se candidate à reeleição. Para ele, os casos de violência da PM são isolados.

Portas abertas

Como o Centrão não fecha portas, Nogueira publicou artigo na Folha de S.Paulo em que exalta a posição dos partidos que considera de centro, entre eles, o seu. Mostrou que está aberto a conversas: "O centro não grita e nunca foi protagonista; nem é a sua vocação".

Amigo Lula

Senador pelo Piauí, ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Nogueira mostrou, com o artigo e com gestos recentes, que não tem problemas maiores com o PT — sempre disse que tem carinho, respeito pelo presidente Lula, que considera um "amigo até certo ponto".

Chapão

Simpatia que ameaça virar amor, é bem provável que, em 2026, Nogueira e o PT estejam juntos no Piauí. Ele e Marcelo Castro (MDB) tentariam a reeleição para o Senado. Eles apoiariam o governador petista Rafael Fonteles, que também tentará ser reeleito.